Aumenta número de pessoas em tratamento para o HIV

Comment

Tecnologia

destaque_aids-hiv_seloRelatório da Organização das Nações Unidas (ONU) mostrou que o número de pessoas com HIV que tomam medicamentos antirretrovirais aumentou em todo o mundo nas últimas décadas. Os antirretrovirais são medicamentos essenciais para retardar a progressão da imunodeficiência e restaurar, tanto quanto possível, a imunidade, aumentando o tempo e a qualidade de vida.

De acordo com o relatório, o número passou de 685 mil pessoas em 2000 para 20,9 milhões de em junho de 2017, de acordo com o UNAIDS, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e AIDS. Dados também mostraram que a qualidade de vida das pessoas com HIV também melhorou. Aquelas que aderem ao tratamento antirretroviral têm probabilidade de até 97% menor de transmitir o vírus para outras pessoas. Houve, também, uma queda acentuada no número de crianças nascidas com HIV desde que o tratamento foi disponibilizado para gestantes soropositivas.

No entanto, ainda existem vários desafios, segundo o relatório. Um deles é fornecer tratamento antirretroviral a mais de 17 milhões de pessoas com HIV que atualmente não estão o recebendo, incluindo 919 mil crianças.

Outro desafio é fazer da prevenção do HIV uma prioridade de saúde pública novamente, particularmente nas nações com elevadas taxas de infecção pelo HIV, como na Europa Oriental e na Ásia Central, por exemplo, onde a taxa de novas infecções aumentou 60% desde 2010 e as mortes relacionadas à AIDS aumentaram 27%.

É possível acessar o documento completo AQUI.

Fonte: UNAIDS. November 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *