Atividade física ajuda no fortalecimento ósseo de adolescentes

Comentar

Saúde do bebe e da criança

destaque_futebol2Estudo publicado no Journal of Bone and Mineral Research mostrou que a prática de atividades físicas tem efeito significativo sobe a massa óssea de adolescentes. Realizado na University of British Columbia, no Canadá, o estudo apontou que a prática de exercícios pode aumentar a quantidade de massa óssea e aumentar a resistência dos ossos.

O estudo envolveu 309 jovens que realizavam atividade física de moderada a intensa e os resultados apontaram que eles tinham maior massa óssea em áreas que contribuem para a resistência óssea superior, quando comparados com jovens sedentários ou que realizavam atividades físicas leves.

Outra vertente do estudo envolveu a análise de14 estudos de intervenção e 23 estudos observacionais e apontou que a atividade física com peso foi mais efetiva no aumento da resistência óssea quando comparada à atividade física sem peso. Adolescentes que participaram de uma atividade de peso mais vigorosa tiveram o maior benefício de resistência óssea.

Alguns esportes, como a ginástica, provocam cargas extremas que podem exceder dez vezes o peso corporal, enquanto outras como a corrida produzem cerca de três vezes a carga corporal.

Fonte: Journal of Bone and Mineral Research, 24 de março de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>