Antioxidante pode ajudar na prevenção da doença hepática | Blog de Boa Saúde

Antioxidante pode ajudar na prevenção da doença hepática

Comentar

Nutrição

destaque_kiwiUm antioxidante comum encontrado no leite materno e no kiwi pode impedir a doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD), mostra estudo realizado com ratos na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.

O estudo utilizou a pirroloquinolina quinona (PQQ), um antioxidante natural encontrado em muitos alimentos como soja, salsa, aipo, kiwi, mamão e leite materno humano.

Ratas obesas receberam PQQ durante a gestação e a lactação, o que resultou na proteção da prole quanto ao desenvolvimento de sintomas relacionados à gordura hepática e danos que levam à NAFLD na idade adulta.

Os pesquisadores alimentaram os ratos adultos com dieta saudável ​​ou dieta estilo ocidental (rica em gordura, açúcar e colesterol), ao mesmo tempo, dando ambos os grupos PQQ diluída em água potável. A prole também foi colocada nos dois tipos de dietas por um período de 20 semanas. Os resultados mostraram que, embora o PQQ não altere o ganho de peso, ele reduziu a gordura no fígado mesmo antes de os ratos nascerem, além de ter reduzido a inflamação no fígado dos ratos alimentados com a dieta estilo ocidental.

NAFLD é a doença hepática mais comum no mundo, afeta 20 a 30% de todos os adultos nos Estados Unidos, sendo que mais de 60% desses são obesos. NAFLD aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e câncer.

Estudos anteriores mostraram que bebês nascidos de mães obesas têm maior chance de desenvolver NAFLD ao longo da sua vida, e que cerca de um terço das crianças obesas menores de 18 anos podem ter doença hepática gordurosa não diagnosticada.

O estudo foi publicado no Journal of the Federation of American Societies for Experimental Biology.

 Fonte: Journal of the Federation of American Societies for Experimental Biology, 22 de dezembro de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>