Ansiedade causa aumento de risco de câncer em ratos

Comentar

Bem estar

Ratinhos que sofrem de ansiedade correm riscos maiores de desenvolverem casos mais sérios de câncer do que exemplares tranquilos da espécie.

Em uma pesquisa desenvolvida na Universidade Stanford (nos Estados Unidos), ratos que demonstraram ter personalidades ansiosas – que hesitavam ao explorarem áreas potencialmente perigosas – tinham probabilidades maiores de enfrentarem casos invasivos de câncer de pele. Os estudiosos acreditam que isso pode acontecer devido aos danos que o estresse causa no sistema imunológico desses animais.

“Já é ruim que o diagnóstico e o tratamento do câncer gerem estresse e ansiedade, mas este estudo mostra que a ansiedade e o estresse podem acelerar a progressão (da doença), perpetuando um ciclo vicioso”, explica o pesquisador Firdaus Dhabhar. “O objetivo é melhorar ou eliminar os efeitos da ansiedade e do estresse crônico, pelo menos na hora do diagnóstico do câncer e durante o tratamento”, completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>