Alérgicos devem prestar atenção à ceia de Natal

Comment

Alergias

destaque_natalPessoas alérgicas devem estar atentas ao que consomem durante a ceia natalina, uma vez que essa costuma conter alimentos altamente alérgenos. Segundo uma revisão de estudos publicada no Current Opinion in Pediatrics, leite bovino, soja, amendoim, ovo, castanhas, trigo, peixes e frutos do mar são os alimentos responsáveis por 90% dos casos de alergia alimentar, sendo estes alimentos altamente presentes nas festividades de final de ano.

A alergia é uma reação do organismo a alguma substância a qual é hipersensível, variando de caso a caso. Alergias, especialmente a alimentar, não costumam ter cura, mas são controladas por medicamentos e pelo não contato com o agente desencadeador.

Alergias alimentares podem apresentar sintomas dermatológicos, como urticária, angioedema ou dermatite atópica; gastroiontesinais, a exemplo de diarreia e vômitos; e, em casos mais graves, anafilaxia, também conhecida como choque anafilático, e que pode ser fatal.

Sintomas como inchaços na garganta, lábios e língua; rouquidão; coceira; dificuldade para engolir ou respirar; aumento da frequência cardíaca; fraqueza súbita; confusão mental; e queda da pressão arterial devem ser observados; e o paciente levado ao hospital o mais rápido possível.

Fonte: Equipe Editorial Bibliomed

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *