Adolescentes humilhados pelos pais são mais propensos a sofrerem bullying

Comment

Comportamento

É um ciclo vicioso: adolescentes que são menosprezados e humilhados por seus pais são mais propensos a serem intimidados e intimidar os outros. A conclusão é de estudo da Florida Atlantic University, nos Estados Unidos.

O estudo acompanhou mais de 1.400 adolescentes, com idades entre 13 e 15 anos, e descobriram que a paternidade desdenhosa pode causar danos significativos.

Pais desdenhosos usam críticas, sarcasmo, humilhações e hostilidade ao lidar com seus filhos, e confiam na coerção emocional e física para fazer seus filhos fazerem o que querem, explicaram os pesquisadores.

Eles descobriram que os adolescentes que são submetidos a pais assim podem desenvolver raiva desregulada, muitas vezes um sinal de dificuldade para controlar as emoções. Esse tipo de raiva se apresenta em emoções negativas, hostilidade e agressão verbal e física.

A raiva desregulada coloca os adolescentes em maior risco de serem vítimas de bullying. Pesquisas anteriores descobriram que as vítimas de bullying estão sob alto risco de problemas de saúde mental, problemas comportamentais e pensamentos suicidas.

Os pesquisadores explicam que as implicações do estudo são de longo alcance: praticantes e pais devem ser informados dos potenciais custos a longo prazo de comportamentos parentais aparentemente inofensivos, como depreciação e sarcasmo.

Fonte: Journal of Youth and Adolescence. DOI: 10.1007/s10964-019-01040-z.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *