A obesidade é uma doença?

Comentar

Nutrição Saúde da família

A obesidade causa diversos danos ao organismo e aumenta os riscos de que a pessoa desenvolva diversos tipos de condições. Existe o debate de que a obesidade possa, em si, ser também uma enfermidade.

Médicos que defendem esse argumento dizem que a abordagem da obesidade como doença melhoraria o atendimento aos pacientes e poderia fazer com que seguros de saúde cobrissem os tratamentos. O argumento contra afirma que a obesidade seria apenas um fator de risco e que sua determinação como doença poderia estigmatizar uma grande parcela da população, chamando de doentes pessoas que poderiam estar saudáveis.

Apesar de as dúvidas quanto a essa questão, médicos concordam em um ponto: é preciso melhorar o atendimento a obesos. O problema é mais complexo do que muitas pessoas da comunidade médica podem pensar, e pacientes devem ser capazes de ser atendidos por profissionais especializados na área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>