29 de outubro: Dia da Conscientização de Psoríase

4 Comentários

Saúde da família

A Psoríase é uma doença crônica da pele que atinge cerca de 0,5% a 3% da população mundial. Apesar de não ser contagiosa, os portadores dessa doença sofrem com o preconceito e a discriminação, já que o problema é caracterizado pela formação de placas avermelhadas ou arroxeadas, com sensação de coceira ou queimação na pele. Cerca de 40% das pessoas afetas desenvolve a doença antes dos 20 anos de idade, e apenas 10% dos pacientes antes dos 10 anos.

Sábado, 29 de outubro, é o Dia da Conscientização de Psoríase. Promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a Campanha “Um beijo, um abraço, um aperto de mão” buscou, ao longo de todo o mês, desmistificar a doença e diminuir o preconceito existente. Cartazes e spots radiofônicos e televisivos foram exibidos, e Serviços de Dermatologia em todo o país disponibilizaram folders e panfletos com informações sobre a psoríase.

4 comments

  1. Camila

    tenho desde os 12 anos…

    aprendi a não ter vergonha… quando está mais aparente e pessoas me perguntam o q eh eu explico o q eh.. e falo q normalmente aparece qndo pessoas me stressam.. como a pessoa que perguntou… hahahahaha

    claro q num tom de brincadeira…

    a parte realmente chata é que tenho na nuca também e todos acham q tenho caspa ¬¬’

    outra parte bem chatinha são os preços dos remedios (pomadas e shamppoos)… e não adianta falar de generico, pq comigo nao funcionou tão bem assim…

  2. Valdenia

    Meu marido tem psoríase, quando conhece confesso que fiquei com medo de pegar a doença,mas descobrir que não era contagiosa, na verdade não tinha conhecimento da mesma. Hoje estamos juntos a três anos e muito felizes.

  3. filho

    ainda bem q me informei qdo descobri q tinha psoríase, pq axei q era algo de muito serio ,mas tem controle e hoji estou mais aliviado em saber que trankilamente pode se viver bem e normal com a mesma…

  4. maria telma sp melo

    eu que tinha psoriase descobrir em 2005 qdo trabalhava em uma emergencia do hospital da crianca,pra mim eu achava que era apenas um elergia,mas com tempo eu percebir que a coisa pior,mais hoje controlo com atividades fisicas etomo sol pela manha e i isso ajuda devido a vitamina d

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>