25% dos soropositivos não sabem que são portadores do HIV

Comment

Medicina

destaque_aids-hiv_seloApesar de todas as campanhas de conscientização e prevenção, ainda é grande o número pessoas soropositivas que desconhecem sua condição. De acorco com o Knowledge Is Power, um novo relatório divulgado em novembro pela UNAIDS, 25% dos pacientes que vivem com o HIV em todo o mundo não conhecem o seu estado de infecção.

Em 2017, três quartos das pessoas vivendo com o HIV (75%) sabiam seu status de HIV, em comparação a 67% em 2015. Houve também um aumento no número de pessoas vivendo com HIV que tiveram acesso à terapia antirretroviral, que atingiu 21,7 milhões de pessoas (59% das pessoas infectadas) em 2017 versus 17,2 milhões em 2015. No entanto, 9,4 milhões de pessoas portadoras do HIV não sabem que estão vivendo com o vírus e precisam estar ligadas aos serviços de exames e tratamento do HIV. O estigma e a discriminação continuam sendo as maiores barreiras para o teste de HIV, de acordo com o relatório.

Em 2017, o número de pessoas que vivem com o HIV que foram suprimidas por via viral aumentou, mas ainda assim atingiu apenas 47,4%, traduzindo-se em 19,4 milhões de pessoas vivendo com o HIV que não têm uma carga viral suprimida. Embora o teste de carga viral seja recomendado a cada 12 meses entre as pessoas que vivem com o HIV, o acesso aos testes é variável no mundo. Pouco mais da metade (52%) dos recém-nascidos expostos ao HIV em países de alta carga receberam um teste deste tipo nos primeiros dois meses de vida.

Segundo a UNAIDS, os testes de HIV e testes de carga viral devem ser iguais e acessíveis a todas as pessoas vivendo com o vírus, sem exceção.

Fonte: Knowledge Is Power. UNAIDS. November 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *