10 milhões de brasileiros sofrem com incontinência urinária

Comment

Saúde da mulher Saúde do homem

A incontinência urinária é um problema que afeta cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, o que significa que 5% da população brasileira sofre com o problema. A doença gera constrangimentos, afeta a qualidade de vida, leva a pessoa a se afastar de atividades sociais, pode causar problemas na vida sexual e, em casos mais graves, levar à depressão.

A população geral acredita que a incontinência urinária é uma doença que atinge apenas o idoso, e que faz parte natural do envelhecimento. A verdade é que o problema não atinge apenas quem está na terceira idade, e nem é uma consequência natural do envelhecimento.

Nas mulheres a forma mais comum da doença é a Incontinência Urinária de Esforço, que ocorre pelo enfraquecimento do esfíncter e do assoalho pélvico, por múltiplos partos ou pela queda do hormônio feminino após a menopausa, além de contrações involuntárias da bexiga. Entre os homens, a doença está mais relacionada a procedimentos cirúrgicos na próstata,

A boa notícia é que a incontinência urinária tem tratamento, e esse pode melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente. É fundamental que a pessoa procure um médico logo nos primeiros sintomas, pois assim evitará uma gama de problemas e constrangimentos que a doença pode causar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *