Publicidade

Artigos de saúde

Ambientes fechados aumentam a proliferação de doenças

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo

- Ambientes fechados são perigosos no inverno
- Gripe, resfriado e dor de garganta
- Pneumonia
- Problemas respiratórios

Ambientes fechados são perigosos no inverno

Ambientes fechados facilitam a proliferação de várias doenças, especialmente no inverno, quando as temperaturas mais baixas e o ar mais seco fazem com que o organismo fique mais vulnerável às infecções.

O tempo frio faz com que as pessoas passem mais tempo dentro de casa ou em ambientes fechados. Isso pode representar um risco a mais, uma vez que ambientes fechados dificultam a ventilação e a circulação do ar. Dessa forma, o número de agentes causadores de várias doenças presentes no ar aumenta.

A aglomeração de pessoas é outro problema que faz com que vírus e bactérias se propaguem mais rapidamente, aumentando os casos de gripes, resfriados, rinites, alergias, sinusites, bronquites e asma, e os atendimentos nos prontos-socorros. Em casos mais graves, doenças como tuberculose e meningite podem ser contraídas em locais fechados.

Gripe, resfriado e dor de garganta

A gripe é uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus Influenza (A e B). É transmitida por via aérea e ocorre em surtos e epidemias em todo o mundo, a cada ano, principalmente durante os meses de inverno.

Muitos confundem o resfriado com a gripe, mas são doenças diferentes, inclusive causadas por agentes diferentes. O resfriado pode ser causado por mais de 200 vírus diferentes, sendo o principal deles o rinovírus, e como já foi dito, a gripe é causada pelo vírus Influenza. Em geral, o resfriado é uma doença mais leve que a gripe. Vai atacando gradualmente a pessoa, com tosses irritativas, dores e cansaço leves.

A dor de garganta é causada, geralmente, pela amigdalite. Essa é uma condição na qual as amígdalas palatinas se infeccionam por vírus ou bactérias.

Em caso de infecções como gripes, resfriados e dores de garganta, é fundamental que a pessoa doente não compartilhe utensílios como copos e talheres com os familiares e evitar o contato muito próximo até que a doença tenha sido curada.

Pneumonia

A pneumonia é a inflamação dos pulmões, mas especificamente dos alvéolos, local onde ocorrem às trocas gasosas, devido à infecção causada por bactérias, vírus, fungos e outros agentes infecciosos ou por substâncias químicas.

Crianças são mais suscetíveis à infecção, e, como esse é um problema que deixa muitos pais alarmados, é importante que os responsáveis fiquem atentos a sintomas como tosse, febre e dificuldade em respirar, e procurarem um especialista caso a criança apresente esse quadro. Existe vacina para pneumonia, que está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) e faz parte do calendário do Ministério da Saúde.

Problemas respiratórios

Problemas das vias respiratórias, como asma, rinites e sinusites são mais comuns no inverno. Alergias também são agravadas com o tempo frio e seco. É possível reduzir o risco de ataques dessas com algumas medidas simples. O primeiro passo é evitar lugares onde há fumaça de cigarro ou possíveis alérgenos. Além disso, usar corretamente os medicamentos prescritos e ir ao médico regularmente são medidas que ajudam a controlar a doença.

Hábitos de higiene simples, como lavar as mãos com frequência e cobrir o nariz e a boca quando espirrar também diminuem as chances de contágio.

Fonte: Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.  Publicado 26 de julho de 2012.   Revisado em 09 de maio de 2013



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: