Publicidade

Artigos de saúde

Prática de Exercícios Aeróbicos e a importância do exame médico de rotina

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste Artigo:

- Reconhecendo um exercício aeróbico
- Como se preparar?
-
Referências Bibliográfica

Todo mundo parece estar cansado de saber da importância dos exercícios aeróbicos para a saúde, mas o quê exatamente constitui um exercício aeróbico e como se preparar para tirar deles o maior benefício possível?

Reconhecendo um exercício aeróbico

Os exercícios aeróbicos são atividades físicas que fazem você respirar mais forte, utilizando os grandes grupos musculares em um ritmo regular. Estas atividades aumentam sua força e aumentam a eficiência da utilização de energia em todo o organismo. Os exercícios aeróbicos mais comuns incluem caminhadas e corridas na rua ou na esteira, natação, ciclismo e remo.

Para extrair o melhor dos exercícios aeróbicos, é importante que você trabalhe mantendo sua frequência cardíaca dentro da Meta de Condicionamento Cardíaco. Para determinar esta meta basta subtrair sua idade de 220 (para mulheres) e 226 (para homens), e multiplicar o resultado por 60% e 80%. O número menor corresponde à frequência cardíaca mais segura para os iniciantes, ao passo que o número maior corresponde à sua meta para atingir um bom condicionamento físico.

Por exemplo, para um homem de 38 anos = 226 – 38 = 188. Multiplicando 188 por 60%, teremos 112, que corresponde à frequência cardíaca máxima de segurança para iniciar uma atividade aeróbica. Se multiplicarmos 188 por 80%, teremos 150, que corresponde à frequência cardíaca máxima que deverá ser alcançada à medida que o condicionamento físico melhorar.

Independente de sua idade, cerca de 30 minutos de atividade aeróbica diariamente certamente lhe ajudarão a viver mais anos com mais saúde.

Exercícios aeróbicos: veja o que eles podem fazer por você!

• Diminuem a fadiga causada pelo estresse e aumentam sua energia para realizar tarefas do dia a dia.

• Melhoram o padrão de sono, o raciocínio, a concentração e a memória.

• Ativam o sistema imunológico e diminuem a propensão para infecções virais, como gripes e resfriados.

• Reduzem o risco para doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, derrame, osteoporose e certos tipos de câncer.

• Preservam a saúde das artérias.

• Melhoram o humor.

• Facilitam o controle do peso.

• Prolongam a vida.

Como se preparar?

Antes de iniciar a prática de exercícios aeróbicos, é recomendável que você procure seu médico de confiança para uma avaliação de rotina. Conhecer os limites do próprio corpo é a estratégia mais inteligente para transformar os exercícios em saúde, ao invés de distensões musculares e outros problemas potencialmente mais graves.

Apesar da consulta de rotina contar com uma série de auxiliares tecnológicos de ponta, como exames e aparelhos sofisticados, boa parte do trabalho continua se apoiando na relação entre o paciente e seu médico de confiança.

É através desta relação que será possível descobrir os riscos de cada pessoa e elaborar abordagens preventivas específicas para aquele caso. A falta de confiança em seu médico pode fazer com que você minta sobre o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas, por exemplo, impedindo um raciocínio mais consciente dos seus riscos.

Exames que devem constar no check-up anual

 

Homens

Medição da altura e do peso (e cálculo do índice de massa corporal); aferição da pressão arterial; dosagem de colesterol total e frações, triglicerídios, glicose, anti-HIV, PSA (a partir dos 40 anos de idade), pesquisa de sangue oculto nas fezes (a partir dos 50 anos) e marcadores sanguíneos para hepatite B e C.

Recomenda-se, ainda, pelo menos 1 ultrassonografia abdominal para avaliar a presença de aneurisma da aorta abdominal, especialmente em pessoas que fumaram e que estejam entre 65 e 75 anos

 

Mulheres

Medição da altura e do peso (e cálculo do índice de massa corporal); aferição da pressão arterial; dosagem de colesterol total e frações, triglicerídios, glicose, anti-HIV, preventivo ginecológico, mamografia (a partir dos 40 anos), densitometria óssea (a partir da menopausa), pesquisa de sangue oculto nas fezes (a partir dos 50 anos) e marcadores sanguíneos para hepatite B e C.

Recomenda-se, ainda, pelo menos 1 ultrassonografia abdominal para avaliar a presença de aneurisma da aorta abdominal, especialmente em pessoas que fumaram e que estejam entre 65 e 75 anos.

 

Assuntos que seu médico deve abordar durante sua consulta de rotina

• Tabagismo
• Obesidade (como anda seu IMC, ou índice de massa corporal?)
• Hipertensão
• Diabetes
• Nível de atividade física
• Dieta e consumo de bebidas alcoólicas
• Níveis de colesterol

• Osteoporose (especialmente em mulheres a partir dos 65 anos de idade)
• Vacinas
• Depressão
• Disfunção sexual e Doenças sexualmente transmissíveis
• Medicamentos de uso contínuo (faz uso de algum? Vem tomando conforme a recomendação?)

Além de lhe oferecer orientações importantes para iniciar ou dar seguimento à sua rotina de exercícios, o exame médico serve de ponto de encontro para retirar algumas dúvidas e abordar alguns assuntos que podem influenciar profundamente sua saúde. Aproveite!

Referências Bibliográfica

- Centers for Disease Control – www.cdc.gov/

- Ministério da Saúde do Brasil – www.saude.gov.br

Copyright © 2010 Bibliomed,                                         08 de Março de 2010



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: