Publicidade

Artigos de saúde

Rinite alérgica nas crianças

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste Artigo:

- Quais os sintomas mais comuns?
- O que causa?
- Quando procurar um médico?
- O que você pode fazer para ajudar?

A rinite, definida como a inflamação das membranas nasais, caracteriza-se por um conjunto variado de sintomas que podem se estender para os olhos, ouvidos, seios da face e garganta. Apesar de não ser um distúrbio potencialmente fatal, a rinite pode comprometer profundamente a qualidade de vida da pessoa afetada. Em 80% dos casos, a rinite alérgica se desenvolve antes dos 20 anos. Estimativas calculam que até 40% das crianças sofram do distúrbio.

Quais os sintomas mais comuns?

Coriza, coceira nos olhos, irritação geral e dificuldade para dormir são as manifestações mais comuns da rinite alérgica.

O que causa?

A rinite alérgica é uma doença bastante semelhante à asma: ambas são reações alérgicas do corpo a certas substâncias presentes no meio externo. A diferença está no fato da rinite acometer apenas o nariz.

Outras causas de rinite incluem: fumaça de cigarro, alergias alimentares (p.ex., maior sensibilidade ao leite, ao chocolate, etc), ar muito frio e seco, emoções fortes, e infecções (p.ex., bronquite infecciosa, sinusite, gripe, resfriado, etc)

Quando procurar um médico?

A maioria das crises de rinite alérgica pode ser tratada em casa, sem grandes problemas. Contudo, procure atendimento médico se:

• A criança estiver com sinais de infecções mais sérias que uma simples rinite (p.ex., febre, dor de cabeça intensa, vômitos, tosse com expectoração amarelada, etc).
• As medidas adotadas por você não surtirem qualquer efeito após 24 horas.

O que você pode fazer para ajudar?

• Tire os tapetes e carpetes de casa. Prefira cortinas de PVC (elas guardam menos poeira que as de pano).
• Não deixe que os animais de estimação fiquem entrando no quarto do seu filho.
• Limpe a casa com freqüência (incluindo os armários de roupas).
• Use travesseiros especiais que causam menos alergia (você os encontra com facilidade nos grandes supermercados).
• Abra as janelas de casa e deixe o sol entrar. A radiação solar é um excelente veneno para fungos e mofo – e é de graça.
• Cuidado com cobertores felpudos.
• Quando o inverno estiver se aproximanado, coloque as roupas de frio para tomar um sol antes de seu filho usá-las. Lave-as se for necessário

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.   Publicado em 04 de Agosto de 2011   Revisado em 19 de novembro de 2012



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: