Publicidade

Artigos de saúde

Como manter a pele com uma aparência jovem sem cirurgia?

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste Artigo:

- Tratamento Número 01: Botox
- Tratamento Número 02: Peeling Químico
- Tratamento Número 03: Preenchimento de Rugas
- Tratamento Número 04: Microdermoabrasão
-
Tratamento Número 05: Remoção de pêlos com Laser

A preocupação em contornar ou esconder os sinais do envelhecimento há muito se tornou uma tônica em nossa sociedade. Por outro lado, nem todo mundo está disposto a pagar o preço de um bisturi por isso. A solução, que vem se tornando mais comum a cada dia, são os procedimentos cosméticos não-cirúrgicos. Apenas nos EUA, quase 10 milhões de procedimentos deste tipo são realizados a cada ano, principalmente em mulheres.

A seguir, você verá os 5 tratamentos cosméticos mais populares da atualidade, reconhecidos e aprovados por várias Sociedades Médicas de especialistas.

Tratamento Número 01: Botox

Sem dúvida alguma, o tratamento anti-rugas mais popular do momento (na verdade, o procedimento cosmético mais popular de todos!) é o Botox. Este tratamento consiste em injeções de pequenas quantidades de Toxina Botulínica tipo A diretamente no músculo localizado abaixo da ruga.

A toxina se liga às terminações nervosas e impede a liberação de substâncias químicas responsáveis pela contração do músculo. Como resposta, o músculo relaxa, criando uma superfície lisa onde antes havia uma ruga. O Botox é especialmente eficaz para apagar rugas na parte superior do rosto (p.ex.: na testa ou entre os olhos).

Uma seção de aplicações leva cerca de 30 minutos para ser feita e os resultados surgem após 1-4 semanas. Os principais efeitos colaterais do Botox incluem queda da pálpebra (quando aplicadas quantidades excessivas na fronte), dor de cabeça e náuseas. Inflamação, edema e dor localizada no local da injeção também podem ocorrer, mas são mais raros.

Tratamento Número 02: Peeling Químico

Neste procedimento, são utilizadas várias substâncias para "descascar" as camadas danificadas da pele, eliminando junto com elas rugas e outras linhas de superfície.

O Peeling Químico pode ser utilizado para amenizar rugas de expressão, corrigir cicatrizes de acne e alterações locais na pigmentação, além de melhorar a textura da pele.

Existem 3 tipos de Peeling Químico - superficial, médio e profundo -, que variam de acordo com o tipo de substância utilizada e a duração do tratamento. Quanto mais profundo o Peeling, mais extenso o processo de renovação. O Peeling medo é capaz de estimular a renovação de colágeno, deixando a pele mais firme e com menos rugas.

O Peeling superficial leva cerca de 30 minutos para ser feito, podendo ser repetido até que se obtenha o resultado mais próximo do desejado. O Peeling médio leva de 30-60 minutos, com um tempo de recuperação de 4-7 dias. Seus resultados duram cerca de 1 ano. O Peeling profundo leva 2 horas para ser feito, requer sedação e um período de cerca de duas semanas até a cicatrização completa. Os resultados são permanentes, mas novas rugas podem se formar com o tempo.

Os principais efeitos colaterais do Peeling médio e profundo incluem formação de cicatrizes e alterações permanentes na coloração da pele. O Peeling superficial pode causar uma vermelhidão temporária.

Tratamento Número 03: Preenchimento de Rugas

Diferentemente o Botox, que é aplicado no músculo, esta técnica elimina as rugas preenchendo-as com substâncias sintéticas. Os resultados podem ser observados cerca de 10-30 minutos após a aplicação.

O preenchimento de rugas costuma ser utilizado na parte inferior da face, principalmente nas rugas localizadas no lábio superior e nas pregas entre o nariz e a boca.

As substâncias utilizadas incluem ácido hialurônico (o mais utilizado), colágeno, ácido polilático, hidroxilapatita de cálcio e polimetil-metacrilato. As aplicações de ácido hialurônico e colágeno duram aproximadamente 3 meses, ao passo que os produtos mais modernos podem durar 6-9 meses ou mais.

Os efeitos colaterais são raros e quase sempre mínimos. Contudo, quando são utilizados produtos de absorção mais prolongada, podem ser formados pequenos nódulos sob a pele, chamados granulomas. Dependendo do tamanho e do impacto estético, os granulomas podem necessitar remoção cirúrgica. Outros problemas incluem necrose da pele e reações alérgicas locais.

Tratamento Número 04: Microdermoabrasão

Neste procedimento, utiliza-se um equipamento de sucção a vácuo associado a microcristais químicos para remover a camada de células mais superficiais da pele.

O microdermoabrasão é uma das formas mais rápidas para revitalizar e rejuvenescer a aparência da pele, sendo indicado para eliminar linhas de expressão ultrafinas, melhorar o tônus e a cor da pele, e auxiliar produtos tópicos a penetrar mais profundamente na pele, potencializando seus efeitos. Porém, a técnica não é recomendada para rugas mais profundas.

O procedimento dura apenas cerca de 30 minutos, mas são necessárias várias sessões ao longo de várias semanas até que os resultados finais sejam visíveis. O principal efeito colateral é uma vermelhidão local temporária.

Tratamento Número 05: Remoção de pêlos com Laser

Apesar de não ser exatamente uma técnica de rejuvenescimento, este procedimento certamente pode melhorar a aparência e a autoconfiança.

A remoção de pêlos a Laser baseia-se na capacidade de destruição do folículo piloso pela energia do Laser, sem lesar a pele adjacente. As áreas mais comumente tratadas são a face, o lábio superior, o pescoço, as bochechas, as mamas, as axilas, as costas, a parte anterior do abdome, as pernas e as áreas próximas às marcas do biquíni.

Uma vez que os pêlos crescem em ciclos, apenas uma porção deles estará no estágio ótimo para remoção em um determinado momento. Podem ser necessárias 4-8 sessões em intervalos de cerca de 4 semanas para eliminar todos os pêlos de uma região – e algumas visitas rápidas de retoque, mais tarde.

Cada sessão pode durar de 10 minutos a algumas horas, dependendo da quantidade de pêlos e da extensão da área tratada. Não existem muitos efeitos colaterais.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc. 07 de maio de 2009



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: