Publicidade

Artigos de saúde

Artrite óssea

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste Artigo

- O que é a artrite e como ela é classificada?
- Classificação dos tipos mais comuns de artrite
- Artrite óssea (AO)
- Tratamento

O que é a artrite e como ela é classificada?

A artrite é uma das doenças mais comuns em vários países. Afeta milhões de adultos e mais da metade da população acometida tem mais de 65 anos.

A artrite produz dor e perda de movimentos. Pode afetar as articulações de qualquer parte do corpo. Geralmente é uma doença crônica, o que quer dizer que pode afetar a pessoa por um longo período. Os tipos mais sérios da artrite podem causar inflamação, calor, vermelhidão e dor.

Existem mais de 100 tipos diferentes de artrite, muitos sintomas distintos e vários tipos de tratamentos. Os estudiosos não conhecem a origem da maioria dos diversos tipos de artrite, mas conhecem alguns tipos melhor que outros.  

Classificação dos tipos mais comuns de artrite

Os três tipos mais comuns de artrite, nas pessoas idosas, são a artrite óssea, a reumática e a gota.

Artrite óssea (AO)

É o tipo mais comum de artrite dos pacientes idosos. Afeta principalmente a cartilagem – tecido que amortece as terminações dos ossos dentro das articulações. A artrite óssea freqüentemente afeta as mãos e as grandes articulações que suportam o peso do corpo, como joelhos e quadris.

A artrite óssea aparece quando a cartilagem começa a desgastar. Em alguns casos, toda a cartilagem pode se desgastar, fazendo com que os ossos se rocem. Os sintomas podem ir desde um inchaço acompanhado de dor moderada, até uma severa dor articular. A artrite óssea pode produzir também:

  • Dor na articulação,
  • Diminuição do movimento da articulação,
  • Invalidez em alguns casos. 

Os estudiosos acham a artrite nas diferentes articulações pode ter diversas causas. A artrite óssea das mãos ou quadris pode ter origem familiar. A artrite óssea dos joelhos está associada com excesso de peso. Lesões ou um excesso de uso podem ser a causa da artrite óssea, que acomete as articulações dos joelhos, quadris ou mãos.

Tratamento

Repouso, exercícios leves, uma dieta saudável e bem balanceada e aprender a usar corretamente as articulações são partes importantes de qualquer programa de tratamento para a artrite. O tratamento é diferente segundo cada tipo de artrite.

Até o momento não existe um tratamento que cure a artrite óssea, exceto a cirurgia para substituição das articulações. No entanto, melhorar a maneira como se utilizam as articulações, por meio de repouso e exercícios adequados e controle de peso, lhe ajudarão a controlar a dor.

Existem alguns medicamentos que ajudam as pessoas a controlar a dor da artrite óssea. São os inibidores COX-2 e NSAID (drogas antiinflamatórias não esteroides como o ibuprofeno e o naproxeno). Estes medicamentos reduzem a inflamação, sem que seja necessário a utilização de drogas mais fortes como corticosteróides e outros esteroides. Os inibidores COX-2 são um novo tipo de medicamento, que funciona como os NSAID, mas podem causar menos efeitos secundários.

Um novo tratamento utiliza a injeção de ácido hialurônico na região em volta da articulação do joelho. Neste tratamento são agregados também líquidos que substituem os fluidos naturais que o corpo perdeu, para ajudar a que as pessoas com artrite possam manter o movimento do joelho sem apresentar dor.

É importante que você decida viver cada dia tão plenamente como seja possível. Os medicamentos, o repouso e o exercício são a melhor combinação para o alivio dos sintomas, mas também é importante que você se mantenha ligado e enfocado nos aspectos positivos da vida.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.                                        03 de Agosto de 2007



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: