Publicidade

Artigos de saúde

Psoríase – mudanças no estilo de vida

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste Artigo:

- Quais os cuidados quanto à exposição à luz solar?
- Como abordar a questão do estresse?
- Como tratar a pele seca?
- Como eliminar a coceira?
-
E a dieta?

Quais os cuidados quanto à exposição à luz solar?

A exposição à luz solar associa-se a um aumento do risco de câncer de pele, e pode também levar ao desenvolvimento de exacerbação da psoríase. No entanto, a exposição regular ajuda a melhorar os sintomas, nos casos leves a moderados. Recomenda-se que a pessoa cubra as regiões de pele normal com roupas ou protetor solar, expondo-se apenas até o momento em que a pele começar a se bronzear.

Curiosamente, foi demonstrado que a exposição ao sol, na região do Mar Morto, em Israel, ajuda a reduzir ou eliminar as lesões agudas em até 88% dos casos. Isso pode ser explicado porque o local apresenta características únicas, associando alto nível de raios ultravioleta A e presença de determinados sais e minerais na água.

Como abordar a questão do estresse?

Devido à associação entre sintomas mentais negativos e a ocorrência de exacerbações da doença, técnicas de relaxamento e combate ao estresse podem ajudar a controlar os sintomas. Em um estudo, foi observado que 68% dos pacientes com ataques de psoríase conseguiam recordar algum evento estressante ocorrido pouco antes do aparecimento dos sintomas. Além disso, 62% apresentaram melhora do quadro, com a inclusão em programa de psicoterapia.

Como tratar a pele seca?

Nos casos em que a pele ficar muito seca e com coceira, recomenda-se:

  • Banhos quentes (aproximadamente 15 minutos);
  • Logo após o banho, aplicar o ácido salicilico apenas nas lesões. Ele remove a descamação e ajuda na penetração dos agentes hidratantes;
  • Após isso, aplique um hidratante (loções não são recomendadas);

Como eliminar a coceira?

O creme de capsaicina é preparado a partir de extrato de pimenta, que pode ser usado no tratamento da dor da artrite e da coceira de pacientes com psoríase. O produto deve ser manipulado com o uso de luvas, sendo aplicado nas lesões três a quatro vezes ao dia. Nas primeiras aplicações, o paciente costuma sentir uma sensação de queimação.

E a dieta?

  • Recomenda-se manter uma ingestão adequada de alimentos ricos em ácido fólico, como fígado, aspargos, frutas, vegetais folhosos. Atualmente, estão disponíveis diversos alimentos enriquecidos com ácido fólico, como pães e derivados de grãos.
  • O consumo de alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, peixes de águas frias e óleos de peixes, pode ser benéfico devido às suas propriedades antiinflamatórias.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.                                        19 de julho de 2007



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: