Publicidade

Artigos de saúde

Degeneração macular e nutrição

por Dr. Leôncio de Souza Queiroz Neto

Neste artigo:

- O que é degeneração macular?
- Que relação tem as vitaminas e minerais com a degeneração macular?
- Antioxidantes
- Zinco
- Devo tomar vitaminas, antioxidantes ou zinco para prevenir degeneração macular?


"A mácula é uma pequena área localizada na parte posterior do olho que nos permite ver detalhes finos com clareza. A degeneração macular é uma lesão na mácula que afeta tanto a visão para longe quanto a visão para perto, podendo dificultar ou até mesmo impedir a realização de algumas atividades, como ler, escrever ou costurar".

O que é degeneração macular?

A degeneração macular é a principal causa de perda visual grave em pessoas com mais de 65 anos de idade. As causas exatas de seu aparecimento não estão ainda elucidadas e, atualmente, não existe nenhum tratamento comprovadamente eficaz.

Que relação tem as vitaminas e minerais com a degeneração macular?

Já conhecemos a importância de uma boa nutrição para a manutenção da saúde geral. Isto requer uma dieta balanceada que contenha quantidades suficientes de proteínas, carboidratos, glicídios, vitaminas e minerais.

As proteínas formam os tijolos do edifício e a maquinaria química do nosso corpo; os carboidratos fornecem as necessidades imediatas de combustível e energia; os glicídios servem para o armazenamento prolongado do combustível e energia. As vitaminas são compostos orgânicos que nosso organismo não é capaz de produzir, porém são essenciais para manter uma boa saúde. Os minerais são necessários para o sistema enzimático do nosso organismo ( as enzimas participam em reações químicas, como na conversão do alimento em energia ). Certas vitaminas e minerais podem retardar o desenvolvimento da degeneração macular.

Antioxidantes

As reações químicas normais causadas pelo efeito da luz sobre a mácula podem ativar o oxigênio e causar lesão macular a longo prazo. Algumas vitaminas e minerais atuam como antioxidantes, ou seja, como agentes químicos que trabalham contra esta molécula de oxigênio ativada, podendo assim prevenir danos à mácula. Alguns especialistas acreditam que os seguintes antioxidantes poderiam ajudar a retardar a degeneração macular e a ação de outros fatores de envelhecimento:

· Vitaminas C e E

· Selênio ( mineral )

· Carotenóides ( família dos betacarotenos, em especial vegetais de folhas verdes )

Zinco

O zinco, um dos oligoelementos mais comumente encontrados em nosso corpo, existe também em concentração elevada no olho, em especial na retina e tecidos que rodeiam a mácula. O zinco é necessário para a ação de mais de 100 enzimas e para as reações químicas da retina,

Alguns estudos têm demonstrados que certas pessoas idosas têm baixos níveis de cálcio no sangue, devido a uma dieta insuficiente ou baixa absorção do zinco. Já que o zinco é importante para a saúde da mácula, alguns médicos pensam que suplemento de zinco na dieta poderia atrasar o aparecimento de degeneração macular.

Devo tomar vitaminas, antioxidantes ou zinco para prevenir degeneração macular ?

O primeiro passo para manter uma boa saúde é uma dieta balanceada. As vitaminas e minerais devem ser administradas como suplementos na dieta em quantidades determinadas de acordo com o requerimento diário recomendado.

Estas doses suplementares não causam nenhum dano aparente, todavia doses elevadas de vitaminas que contém quantidades várias vezes superiores ao requerimento diário recomendado, podem não ser completamente seguras.

As enfermidades do olho podem manifestar-se a qualquer idade. Muitas delas não causam sintomas até que tenham produzido lesão. Por isso exames médicos realizados regularmente por um oftalmologista são muito importantes, já que muitos casos de cegueira são previníveis quando são diagnosticadas e tratadas a tempo.

Fonte: www.drqueirozneto.com.br

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.                03 de Setembro de 2002.



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: