Publicidade

Artigos de saúde

Seborréia do Couro Cabeludo (Crosta de Leite)

Definição

A seborréia do couro cabeludo consiste em escamas gordurosas, amarelas, no couro cabeludo. Começa nas primeiras semanas de vida e provavelmente é causada pelos hormônios maternos que atravessaram a placenta antes do parto. Sem um tratamento adequado podem persistir por vários meses; com o tratamento, geralmente desaparecem em algumas semanas.

Cuidados em casa

1. Shampoo anticaspa

Compre em uma farmácia um shampoo anticaspa. Lave o cabelo de seu bebê com o shampoo uma vez ao dia. Enquanto o cabelo tiver a espuma do shampoo, massageie o couro cabeludo de seu bebê com uma escova suave ou toalha áspera. Não se preocupe com a possibilidade de machucar a fontanela. Uma vez que as crostas do couro cabeludo tenham desaparecido, utilize um shampoo normal 2 vezes por semana.

2. Como amolecer as crostas grossas

Se o couro cabeludo de seu filho estiver com muitas crostas, ponha um pouco de óleo para bebê ou azeite de oliva no couro cabeludo 1 hora antes de lavá-lo, para amolecer as crostas. Porém, lave bem para retirar todo o óleo para evitar que haja piora na quantidade das crostas.

3. Casos resistentes de seborréia do couro cabeludo

Se o couro cabeludo estiver muito vermelho ou irritado, aplique pomada de hidrocortisona a 1% 3 vezes ao dia durante 7 dias.

Procure ajuda médica se:

-
A seborréia do couro cabeludo durar mais de 2 semanas com o tratamento.
- A erupção se estender para além do couro cabeludo.
- Tiver outras dúvidas ou preocupações.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: