Publicidade

Artigos de saúde

Orientações e cuidados para a criança de 2 anos

Neste Artigo:

- Nutrição
-
Desenvolvimento e disciplina
-
Conselhos de segurança

Nutrição

As refeições familiares são importantes para seu filho e deixá-lo comer em sua companhia vai fazê-lo sentir-se parte da família. Não faça da hora de comer uma "guerra". Deixe que seu filho alimente-se sozinho para que continue melhorando o manejo da colher. Certifique-se de oferecer apenas alimentos nutritivos para que ele escolha.

Desenvolvimento e disciplina

Nesta idade as crianças freqüentemente dizem "não" ou se recusam a fazer o que você quer que elas façam. Esta etapa normal do desenvolvimento tem por objetivo testar as regras impostas pelos pais. É bom ser constante no fazer cumprir as regras razoáveis que não sejam muito estritas nem muito indulgentes. Os pais devem aplicar as regras com justiça todas às vezes. Seja amável, mas firme com seu filho, mesmo quando ele quiser violar uma regra. Muitos pais acham esta é uma idade difícil e procuram o médico para receber conselhos com relação ao manejo do comportamento. Estes são alguns bons métodos para ajudar seu filho a aprender regras e manter a segurança:

1- "Casa à prova de crianças". Percorra todos os cômodos de sua casa e recolha qualquer coisa de valor, perigosa ou suja. Prevenir evitará muitos problemas de disciplina. Não espere que uma criança não mexa nas coisas apenas porque disse que não deveria.

2- "Distraia e substitua". Se as crianças estão brincando com alguma coisa que não queira, substitua esta coisa por outro objeto ou brinquedo que a criança goste. Proceder desta maneira evita briga e não põe as crianças em uma situação em que tenham de dizer "não".

3- "Ensine e oriente". Tenha o mínimo de regras necessário e as mantenha. Estas regras devem ser aquelas importantes para a segurança da criança. Se uma regra for violada, após uma explicação clara e breve, castigue a criança imediatamente, colocando-a de castigo por 2 minutos. É muito importante que o castigo venha imediatamente após a violação da regra.

4- "Seja coerente com a disciplina". Não faça ameaças que não possa cumprir.

Se disser que vai fazer algo faça-o.

Algumas crianças desta idade já dão sinais de que estão preparadas para usar o banheiro. Quando as crianças pequenas procurarem seus pais dizendo que estão molhados ou sujas, é um sinal de que preferem estar secos. Este é um bom sinal e deve elogiar seu filho. As crianças pequenas são naturalmente curiosas a respeito do uso do banheiro por outras pessoas. Se seu filho tiver curiosidade, deixe-o ir ao banheiro com você. Compre um peniquinho e deixe-o no quarto onde ele brinca freqüentemente. É importante não fazer muita pressão ou envergonhar a criança quando começar a ensinar a ir ao banheiro. Quando seu filho usar o banheiro, diga a ele o quanto está orgulhosa.

Gaste tempo ensinando seu filho como brincar. Favoreça os brinquedos criativos e o compartilhar dos brinquedos, mas não se surpreenda de que as crianças de 2 anos geralmente não queiram emprestar seus brinquedos a ninguém. Se vai deixá-lo ver televisão, procure programas infantis para ele.

Outro problema detectado nessa idade é a gagueira. A gagueira moderada é comum nesta idade. Normalmente desaparece sozinha por volta de 4 anos. Não apresse seu filho a falar. Vale a pena perguntar a seu médico a respeito de problemas da fala se estiver preocupada com isto.

Vacinação:

É importante manter um controle das vacinas que a criança deve receber, para não ocorrer nenhum atraso. Caso seu filho esteja com um quadro febril, a vacinação pode ser adiada por 2 a 3 dias, sem que haja prejuízo da imunização da criança. Se tiver alguma duvida, peça orientação no local em que a criança costuma se vacinar.

Conselhos de segurança

1 -
Evite incêndios, queimaduras e choques elétricos

- Verifique cuidadosamente as temperaturas dos alimentos. Não sirva nada muito quente.
- Mantenha fora de alcance aparelhos elétricos, fios, fósforos e isqueiros.
- Não deixe que seu filho use o fogão, o microondas, chapas ou frisadores de cabelo.
- Experimente a temperatura da água, antes de coloca-lo no banho.

- Proteja todas as tomadas, com protetores especiais, que são vendidos em casas de produtos para bebês, e não deixe nenhum eletrodoméstico ligado ao alcance da criança.

2 – Evite intoxicações e envenenamentos

Crianças desta idade são curiosas e estão descobrindo o mundo. Nunca deixe remédios, plantas venenosas ou produtos químicos ou de limpeza ao alcance delas. Mantenha-os em armários altos e fechados com chave. Caso ocorra algum acidente, vá imediatamente a um serviço de urgência, levando o produto (remédio, planta, produto de limpeza), causador do quadro. Não force o vômito ou dê qualquer alimento (como leite, por exemplo). Se a substancia atingir olhos, boca, ou narinas, lave-os imediatamente com bastante água corrente e procure o serviço médico mais próximo.

3 - Segurança no carro

- Use corretamente o assento para carros aprovado para crianças pequenas.
- Algumas vezes as crianças não vão querer sentar-se na cadeirinha para crianças, portanto deve insistir ternamente cada vez que for sair de carro.
- Dê a seu filho um brinquedo quando estiver no assento.
- Os pais devem usar cinto de segurança.
- Nunca deixe uma criança sozinha no carro.

- Nunca alimente uma criança no carro, ou dê a ela balas, por que ela corre o risco de se engasgar gravemente, devido a algum movimento brusco do veículo, e se asfixiar.

4 - Segurança no Trânsito

- Dê a mão a seu filho quando estiver perto da rua.
- Tenha uma área para que ele brinque com bolas e brinquedos montáveis, sem que estes possam escapar para a rua.

5 - Evite o afogamento

- Observe constantemente seu filho quando estiver próximo a qualquer fonte de água. É importante, que assim que seja possível, ele aprenda a nadar. Enquanto isso nunca o deixe sem colete salva vidas ou bóias de braço, que são os mais seguros

6 -
Evite Quedas

- Ensine seu filho a não subir nos móveis ou gabinetes.
- Feche à chave as portas de lugares perigosos, como o sótão.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.               Revisado 31 de Outubro de 2006



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: