Publicidade

Artigos de saúde

Estímulo ao Desenvolvimento

Neste Artigo:

- Formas de Estimular o Desenvolvimento Normal de seu Bebê
- Procure ajuda médica se seu filho não houver alcançado os seguintes pontos importantes do desenvolvimento:

As mudanças mais rápidas de desenvolvimento acontecem durante o primeiro ano de vida.

Quase todos os pais se perguntam se seu bebê está se desenvolvendo em um ritmo apropriado. Existe uma grande variação no desenvolvimento normal. Mesmo que a maioria das crianças caminhem aos 12 meses, a idade normal para caminhar é qualquer uma entre 9 e 16 meses.

O desenvolvimento motor se apresenta em uma seqüência ordenada, que começa com levantar a cabeça, virar-se, sentar-se, engatinhar, ficar de pé e caminhar (o termo médico para isso é desenvolvimento crânio-caudal). Ainda que a seqüência seja previsível e siga o amadurecimento da medula espinhal e sentido descendente, a idade na qual se apresentam estas etapas é variável. Geralmente um bebê começa a firmar a cabeça e já consegue sustenta – la na vertical aos 2 meses de vida

A linguagem evolui de arrulhos, gorjeios e balbucios, à imitação de sons da linguagem, evoluindo para as primeiras palavras e para o uso de várias palavras juntas. Também na linguagem, contudo, a velocidade da evolução normalmente varia de forma considerável.

Os sinais mais seguros de que uma criança está se desenvolvendo normalmente são as expressões faciais atentas, os olhos alertas e a curiosidade acerca do meio que a rodeia. O principal fator determinante do desenvolvimento social, emocional e lingüístico da criança é a quantidade de contato positivo que a mesma tem com os seus pais. As experiências durante os primeiros 3 anos de vida determinam as "conexões" permanentes do cérebro.

Formas de Estimular o Desenvolvimento Normal de seu Bebê

1. Carregue seu bebê
O contato físico e as carícias são bons para o bebê. Proporcione a ele muito contato visual, sorrisos e afeto. Utilize todos os períodos de alimentação como uma oportunidade especial para estas cálidas interações pessoais.

2. Fale com seu bebê
Os bebês de todas as idades gostam que falem e cantem para eles. Os bebês primeiro devem escutar a linguagem antes de poder usá-la por si mesmos. Você não precisa seguir um guia - apenas expresse em palavras o que pensa e sente.

3. Brinque com seu bebê
Se isto não é fácil, relaxe e sinta-se mais livre. Responda à vontade de seu filho de começar a brincadeira. Proporcione ao bebê vários objetos de interesse. Não são necessários brinquedos caros; por exemplo, brinquedos feitos em casa, fantasias, carretéis, panelas e frigideiras e caixas de papelão. Estimule os esforços de seu filho para descobrir formas de usar as mãos e a mente.

4. Leia para seu bebê
Mesmo os bebês de 4 meses de idade gostam de ver figuras em um livro. Corte ilustrações interessantes das revistas e coloque-as em um livro de recortes para seu bebê. Vejam juntos o álbum de fotografias da família. Aos 8 meses, comece a ler histórias para ele.

5. Mostre o mundo para seu bebê
Enriqueça a experiência de seu bebê. Faça-o ver as folhas, as nuvens, as estrelas e o arco-íris. Ajude sua criança pequena a narrar o que observa ou experimenta. Tudo o que vemos ou fazemos tem um nome.

6. Aos 2 anos de idade, proporcione a seu filho experiências sociais com outras crianças
Se seu filho não está em um maternal, considere a possibilidade de formar um grupo de brincadeiras com seus amiguinhos ou que seu filho se incorpore a um já formado. As crianças pequenas podem aprender lições importantes umas com as outras, especialmente no que se refere a interações com outras pessoas.

7. Evite o ensino formal e exagerado até 4 ou 5 anos de idade
Recentemente, alguns grupos têm exagerado a importância do desenvolvimento acadêmico (cognitivo) das crianças pequenas. O esforço para criar "supercrianças" por meio de aulas, exercícios, programas de computador e turmas especiais pode impor uma pressão excessiva sobre as crianças pequenas e resultar em uma perda prematura do interesse em aprender. Os brinquedos criativos tradicionais e a aprendizagem espontânea, proporcionam uma base para os esforços acadêmicos futuros e são de muito maior benefício durante os primeiros anos.

Procure ajuda médica se seu filho não houver alcançado os seguintes pontos importantes do desenvolvimento:

1. Linguagem e audição
-
Produzir sons de gorjeio, arrulho ou balbucio aos 3 meses de idade.
- Virar a cabeça em direção aos sons suaves ou sussurros aos 9 meses de idade.
- Produzir sons de "ma-ma" e "pa-pa" aos 12 meses de idade.
- Usar pelo menos 3 palavras específicas aos 2 anos de idade.

2. Coordenação motora fina:
-
Brincar com suas mãos, tocando uma com a outra, aos 6 meses de idade.
- Usar os dedos para introduzir pedaços de alimentos na boca aos 12 meses de idade.
- Utilizar uma xícara ou copo sem derramar o conteúdo aos 18 meses de idade.

3. Coordenação motora grosseira
-
Virar-se aos 6 meses de idade.
- Sentar-se sem apoio aos 9 meses de idade.
- Sustentar seu próprio peso com as pernas quando for colocado de pé aos 9 meses de idade.
- Caminhar sem ajuda aos 18 meses de idade.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.               Revisado 31 de Outubro de 2006



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: