Publicidade

Artigos de saúde

Beleza Americana ou Desnutrição?

Os modelos de beleza feminina publicados nos meios de comunicação tendem a premiar cada vez mais mulheres com peso abaixo do normal.

A influência que isto pode ter em mulheres propensas a transtornos alimentares preocupa os investigadores há muito tempo.

Segundo artigo publicado no JAMA, dois pesquisadores do Johns Hopkins School of Public Healt em Baltimore, relataram suas descobertas provenientes de uma revisão dos arquivos do Miss América, do período de 1922 a 1999. Eles notaram uma clara diminuição do peso médio das participantes em 12% e um leve aumento da estatura em 2% o que deixou algumas das mulheres mais belas na categoria da desnutridas.

Do mesmo modo, a equipe notou que a transmissão televisiva do concurso, com público de 10 milhões de pessoas, colocam o programa no décimo primeiro lugar dentre os mais assistidos.

Esta influência poderia ser evidentemente negativa entre o público feminino adolescente, no qual 50 a 70% não estão satisfeitas com seu peso. O poder dos meios de comunicação para criar um ideal de beleza é muito importante, tendo-se em conta que o problema de saúde mais importante dos americanos atualmente é o sobrepeso cada vez maior e não precisamente o problema da desnutrição.

Em outra referência ao tema, Allison Field, do Brigham and Women's Hospital, comentou o seguinte:

"Em uma investigação que estamos conduzindo, estudamos mulheres jovens por um ano e descobrimos que a maioria queria brilhar como as modelos que apareciam na mídia, chegando ao ponto de usar laxantes e provocar vômito. Apesar de todas as mulheres terem uma imagem corporal pobre pela influência da mídia, algumas vão tentar reduzir seu peso através de métodos pouco saudáveis."

Fonte: The Journal of the American Medical Asociation 2000; 283:1569.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: