Publicidade

Artigos de saúde

Congelamento

Definição

A pele congelada fica fria, com sensação de formigamento e/ou entumecida. Os lugares afetados mais comuns são os dedos dos pés, das mãos, a ponta do nariz, os lóbulos das orelhas ou as bochechas. Os nervos, vasos sangüíneos e outras células ficam congelados temporariamente pela exposição ao frio.

A temperatura, considerando o fator do vento, determina a velocidade com que ocorre o congelamento. É muito pior se a pele estiver molhada durante a exposição ao frio.

Cuidados domésticos

1. Tratamento

Geralmente, o principal tratamento para o congelamento é voltar a esquentar a região rapidamente com calor úmido. Coloque a parte congelada em água bem morna ou faça uma compressa. A água deve estar entre 40 e 42ºC, mas não tão quente a ponto de queimar. A imersão nesta água deve continuar até que volte a coloração rosada, que é indício de que o sangue está circulando novamente na parte congelada (geralmente de 20 a 30 minutos). Neste momento, o entumecimento deve desaparecer.

Se o congelamento for extenso, os últimos 10 minutos que devem ser de reaquecimento, costumam ser muito dolorosos. Se houver dor, seu filho pode tomar acetaminofeno ou ibuprofeno. Ofereça líquido morno para a criança beber.

2. Erros comuns no tratamento do congelamento

Um erro comum é passar neve na área congelada ou fazer massagem, ambos podem causar sérios danos aos tecidos que estão descongelando. Não tente voltar a esquentar a zona com calor seco, como lâmpada ou aquecedor elétrico, porque a pele congelada queima-se facilmente.

3. Prevenção

- A criança deve vestir-se com roupas adequadas para o clima frio. O primeiro agasalho deve ser uma roupa térmica e a roupa exterior deve ser impermeável. As roupas devem ser folgadas.
- Seu filho deve usar um gorro, pois mais de 50% do calor do corpo se perde pela cabeça.
- Estabeleça limites de permanência no exterior quando a temperatura estiver abaixo de 18ºC negativos.
- Ensine seu filho a reconhecer os primeiros sinais de congelamento. Diga que o formigamento e a tumefação são sinais de que não está adequadamente vestido para o clima frio e que precisa ficar dentro de casa.

Procure ajuda médica imediatamente se:

- A região afetada for extensa.
- A cor e sensação da pele não se normalizam depois de uma hora de reaquecimento.
- Seu filho estiver confuso ou muito doente.
- Formarem-se bolhas na parte congelada.
- Tiver outras perguntas e preocupações.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: