Publicidade

Artigos de saúde

Intoxicações (Envenenamentos)

Telefone para o centro de controle de venenos (ou consultório de seu médico) IMEDIATAMENTE.

Chame seu médico imediatamente se achar que seu filho ingeriu algum veneno. Não induza vômito até ter segurança de que é necessário e não causará dano adicional. É perigoso vomitar certas substâncias (como os ácidos). Da mesma forma, para a maioria das substância venenosas, vomitar após uma hora de ingestão é inútil.

Esteja preparada para responder as seguintes perguntas:

- O que seu filho ingeriu?
- Que quantidade ingeriu? (Estime a quantidade máxima)
- Quando ingeriu?
- Seu filho tem quais sintomas? (por exemplo, está em coma ou tem convulsões)

Ácidos, Álcalis ou derivados de Petróleo

1. Definição

As substâncias ácidas, álcalis ou os derivados do petróleo incluem: desodorantes, desentupidores de tubulação, lixívia, detergentes para lava-louça automático, tabletes Clinitest, amoníaco, alvejantes, querosene, gasolina, benzeno, lustra móveis e fluido de isqueiro. Se estes agentes forem vomitados podem causar dano adicional ao esôfago ou aos pulmões.

2. PRIMEIROS SOCORROS para ácidos, álcalis ou derivados do petróleo

Não induza o vômito. Faça com que seu filho tome um ou dois copos de leite (ou água) para lavar o esôfago. Mantenha seu filho sentado ou parado para proteger o esôfago. Não deixe que se deite. Seu médico decidirá onde irá examiná-lo. Leve consigo o recipiente onde estava o veneno.

Fármacos, químicos e plantas

1. Definição

As substâncias venenosas incluem a maioria dos fármacos receitados, produtos químicos e plantas. Os fármacos mais perigosos de todos (em altas doses) são os barbitúricos, clonidina, os digitálicos, narcóticos, Lomotil, Darvon, Tofranil e outros antidepressivos tricíclicos. Alguns remédios que não requerem receita e são perigosos são o ferro e a aspirina.

2. PRIMEIROS SOCORROS para fármacos, químicos e plantas

Induza vômito se o médico estiver de acordo. A melhor forma de induzir vômito é com xarope de ipeca (ipecacuana). Administre 3 colheres às crianças de 1 a 6 anos, e 2 colheres aos maiores de 6. Para os bebês de 6 a 12 meses, administre 2 colheres (10ml). Além disso, dê cerca de 180ml de água ou outro líquido. Mantenha-o caminhando para que a ipeca atue mais rapidamente. Se seu filho não vomitar em 20 minutos, induza, se ainda assim não der resultado, dê-lhe ipeca novamente.

Se não tiver ipeca em casa, leve seu filho rapidamente a uma farmácia e dê o xarope ali. Se não houver uma farmácia há 30 minutos de sua casa, dê-lhe duas colheres de detergente líquido. Isto pode induzir o vômito quase tão bem quanto a ipecacuana.

PRECAUÇÃO: não use sabões para lava louça ou para roupas.

Se você conseguir pedir a alguém para dirigir, leve um recipiente grande e induza o vômito durante o percurso até a emergência mais próxima. Leve consigo a substância venenosa.

Ingestão de substâncias provavelmente inócuas

Felizmente, as substâncias não comestíveis que a maioria das crianças ingerem não produzem sintomas sérios. Não é necessário induzir o vômito. Alguns exemplos de substâncias não tóxicas são as velas, o giz, os crayons, as penas, os marcadores, os lápis, os cosméticos (exceto as tintas de cabelo e os esmaltes para unhas), as rações para cães e gatos, os desodorantes, os detergentes, os sabões, terra, as gorduras, os azeites, spray para cabelo, os cremes para as mãos, a água oxigenada, os batons, perfumes, vaselina, os xampus, o creme de barbear e os bronzeadores. Alguns fármacos inofensivos são as pílulas anticoncepcionais, antiácidos, laxantes, antidiarréicos, as vitaminas (caso não contenham ferro). Para se certificar de que seu filho ingeriu algo inofensivo, ligue para seu médico.

Como prevenir a intoxicação

- Guarde o número do centro de informações sobre venenos perto do telefone.
- Tenha sempre em casa um pouco de xarope de ipeca (ipecacuana).
(Verifique a data de validade na garrafa e substitua quando expirar).

Mantenha medicamentos e produtos químicos trancados (ou em local fora do alcance de crianças). Guarde os desentupidores, os lustra-móveis, os medicamentos e os inseticidas em locais inacessíveis a seu filho. Este venenos são mais perigosos e nunca os armazene em recipientes comuns, como garrafas vazias de refrigerante. Lembre-se que as bebidas alcoólicas também são venenosas para as crianças.

Quando lhe for receitado um novo medicamento, guarde-o com a tampa de segurança fechada, administre a dose certa e não deixe em bolsos ou sobre móveis.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: