Publicidade

Artigos de saúde

Hérnia Umbilical

Definição

Uma hérnia umbilical é uma protrusão do umbigo causado por choro ou esforço e que desaparece quando o bebê está tranqüilo. Se você passar o dedo pela área, sentirá uma pequena abertura circular nos músculos da parede abdominal por onde a hérnia passa.

As hérnias umbilicais são muito comuns. O choro não as faz crescer nem durar mais tempo. Não são doloridas e nunca se rompem. Geralmente se fecham espontaneamente quando a criança chega à idade escolar embora a metade das hérnias persistem até a adolescência.

Tratamento

Não requer tratamento algum a menos que persista depois dos 5 ou 6 anos. Nessa idade, pode-se fazer uma cirurgia ambulatorial para corrigir o defeito se a hérnia constituir um problema estético ou se medir mais de 2cm de diâmetro.

Fechar a hérnia com uma fita adesiva não acelera a cura, e pode produzir uma infecção ou erupção cutânea. A única complicação (que ocorre em menos de 1% dos casos) é o intestino sair pela abertura. Se achar que isso aconteceu, (se a hérnia estiver dura e sensível ao toque) chame um médico imediatamente.

O médico vai examinar a hérnia em consultas regulares.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: