Publicidade

Artigos de saúde

Piolhos - Versão Simplificada

O que são piolhos?

Os piolhos são parasitas unicamente do ser humano e podem difundir-se rapidamente pelo uso do chapéu, pente ou escova da pessoa infectada. Os piolhos eclodem das lêndeas (ovos) em cerca de uma semana. Se seu filho tiver algum dos seguintes sintomas, o mais provável é que ele tenha piolhos:

- Existem lêndeas (ovos brancos) firmemente presos ao cabelo. Ao contrário da caspa, as lêndeas não se desprendem apenas sendo sacudidas.
- Os piolhos são insetos de cor acinzentada muito pequenos que se movem rapidamente e são difíceis de serem vistos.
- Se seu filho tiver coceira ou rachaduras no couro cabeludo.

Como posso cuidar do meu filho?

1. Xampu contra piolhos:

Compre um xampu contra piolhos. Siga as instruções. A maioria destes produtos são aplicados sobre o cabelo seco. Aplique um pouco de água morna para ensaboar. Esfregue o cabelo e o couro cabeludo por 10 a 20 minutos e depois enxágüe completamente. Este xampu mata tanto os piolhos como as lêndeas. Use novamente em 1 semana.

2. Remoção das lêndeas.

Para remover as lêndeas, penteie o cabelo com pente de dentes finos ou retire-as uma a uma. Elas podem aflorar aplicando-se uma mistura de vinagre e álcool.

3. Limpeza doméstica

Os piolhos podem sobreviver mais de 24 horas fora do corpo humano. Passe aspirador de pó no quarto de seu filho. Deixe seus pentes e escovas de molho por uma hora numa solução de xampu contra piolhos. Lave as toalhas e fronhas com água quente. As roupas que não puderem ser lavadas (paletós e chapéus), podem ser guardadas em sacos plásticos por 2 semanas (o tempo máximo que uma lêndea sobrevive).

4. Contágio

Examine a cabeça de todos as pessoas da casa. Se observar escamas no couro cabeludo, úlcera e coceira, aplique o tratamento indicado anteriormente. Seu filho pode voltar a escola depois do tratamento com o xampu.

Procure ajuda médica se:

- A escamação ou coceira não desaparecerem depois de uma semana com tratamento.
- As úlceras começarem a se difundir ou parecerem infectadas.
- Os piolhos e lêndeas voltarem a aparecer.
- Tiver outras perguntas e preocupações.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright © 1999 Clinical Reference Systems



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: