Publicidade

Artigos de saúde

Erupções Cutâneas Causadas pela Ampicilina ou Amoxicilina

Definição

- Manchas róseas ou vermelhas
- As manchas são pequenas, planas e que não coçam
- Sempre são localizadas no tronco
- Logo se estendem ao rosto
- Aparecem durante o tratamento com ampicilina ou amoxicilina
- Em geral aparecem no 5º dia de tratamento (limites: 1 a 16 dias)

Causas

Dentre 5 a 10% das crianças que tomam ampicilina ou amoxicilina apresentam uma erupção cutânea. Esta é uma erupção tóxica e não indica alergia à ampicilina ou penicilina.

Duração prevista

A erupção cutânea geralmente dura 3 dias, variando entre 1 e 6 dias.

Cuidados em casa

Não necessitam de tratamento. Mantenha seu filho sob tratamento com o antibiótico (ampicilina ou amoxicilina) até que tenha terminado todo o frasco. A erupção desaparecerá com a mesma rapidez, se seu filho continuar ou não o tratamento. No futuro seu filho poderá receber novamente ampicilina quando necessário e provavelmente da próxima vez não apresentará estas erupções cutâneas.

Ligue para seu médico durante o dia se:

- A erupção parecer urticária.
- A erupção começar a gerar prurido (coçar).
- A erupção permanecer por mais de 6 dias.
- Tiver outras dúvidas.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: