Publicidade

Artigos de saúde

A Próstata

Os tumores da próstata são mais freqüentes acima dos 50 anos, tanto os benignos quanto os malignos. Seu principal sintoma é a dificuldade de urinar devida a obstrução do fluxo urinário.

O tumor benigno da próstata é denominado hiperplasia benigna da próstata, muito freqüente nos homens com mais de 60 anos, sendo considerado o tumor mais comum que ocorre no homem (ocorre em 80 % dos adultos idosos). Na realidade, tal tumor se deve ao crescimento excessivo e não maligno das células que compõem a próstata.

Está relacionado com o hormônio masculino ou testosterona. Ocorre com freqüência em homens com mais de 40 anos provocando dificuldade para urinar, com diminuição do calibre e da força do jato urinário. Há dificuldade para se iniciar o ato de urinar e certo descontrole no seu término, gerando uma sensação de não esvaziamento da bexiga.

O câncer da próstata é um dos mais comuns tipos de câncer do homem. Em cada 100 homens 8 irão apresentar a doença. Recentemente a Sociedade Americana de Câncer revelou que o câncer de próstata está tendendo a superar em freqüência os cânceres de pulmão e de intestino. O diagnóstico precoce pode garantir a sua cura em cerca de 80% dos casos.

Tal doença não está relacionada ao tumor benigno da próstata ou hiperplasia prostática que é o tumor mais comum do homem, como já foi visto.

Está relacionado a problemas hormonais e hereditários. Homens com dois parentes de primeiro grau com câncer de próstata tem cinco vezes mais chances de desenvolver a doença.

O preconceito é um dos piores inimigos da doença. O receio de se fazer exame urológico anual para a detecção do câncer de próstata faz com que muitos casos sejam descobertos tardiamente. O diagnóstico precoce do câncer de próstata pode garantir a cura em cerca de 80% dos casos.

A melhor proteção contra a doença é o seu diagnóstico precoce e para isso há necessidade de se consultar com regularidade o urologista a partir dos 45 anos. Pessoas com a doença na família devem consultar o urologista a partir dos 40 anos de idade. O toque retal e a dosagem de PSA são atualmente os principais exames a serem feitos.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: