Publicidade

Artigos de saúde

O Câncer de Mama

O câncer de mama é principal doença mamária na 3ª idade. Atinge as mulheres mais freqüentemente a partir dos 40 anos, principalmente aquelas que têm familiares próximos ( mãe, irmã ou filha ) com a mesma doença, que menstruaram antes dos 12 anos, que tiveram filhos após os 30 anos e que apresentaram nódulos de mama na juventude. Está relacionado a dieta rica em gorduras e ao consumo de álcool.

O principal sintoma do câncer é o encontro de um tumor pela palpação. Outro sintoma é a saída de secreção pelo mamilo, especialmente a secreção sanguinolenta. O exame mamário faz parte do exame ginecológico, sendo o auto-exame um procedimento muito importante e que atualmente está bem difundido.

Quanto mais cedo for feito seu diagnóstico melhor o seu prognóstico. Quanto menor for o tumor extirpado maiores as chances de cura. O diagnóstico pode ser feito acidentalmente pela mulher através do auto-exame das mamas, em exame ginecológico rotineiro ou pela mamografia. A mamografia é o exame da mama feito com raios-X. É o melhor procedimento para se fazer o diagnóstico de câncer de mama e de outras doenças da mama. Permite o encontro de tumores muito pequenos não encontrados durante os exame ginecológico e auto-exame. Há uma tendência a se fazer a mamografia cada 2 anos a partir dos 40 anos e anualmente após os 50 anos. A termografia e a ultra-sonografia não são exames precisos para o estudo do câncer de mama mas podem ser úteis numa eventual triagem.

O encontro de um nódulo indica sua retirada através de cirurgia, e dependendo do grau da doença há necessidade da extirpação de toda mama. A biopsia com agulha de aspiração guiada por ultrassonografia permite o diagnóstico preciso sem incisão cirúrgica Algumas vezes utiliza-se também remédios na base de hormônios, quimioterápicos e radioterapia para o controle da doença.

© 2000 BoaSaúde.com



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: