Publicidade

Artigos de saúde

A Agitação, a Histeria, e as Alucinações na Terceira Idade

Dr. João Roberto D. Azevedo

O estado de agitação pode traduzir um desconforto devido a dor forte ou uma falta de ar, tendo por traz uma doença em evolução. Também pode estar relacionada à intoxicação por medicamentos, por álcool ou uma infecção até então não diagnosticada. Pode fazer parte da demência ou de outro distúrbio psiquiátrico.

Todo o estado de agitação no idoso deve ser muito bem investigado e nunca medicado sem antes saber sua causa exata.

A histeria caracteriza-se pelo aparecimento de sintomas puramente orgânicos decorrentes a algumas situações emocionais. São denominadas somatizações. A histeria é um tipo de somatização aonde os sintomas são exuberantes, em geral caracterizados por agitação, choro, agressividade, etc. Os sintomas da somatização freqüentemente são vagos ou impossíveis de serem relacionados com qualquer doença.

A histeria ocorre com pessoas que sofreram algum tipo de violência na infância, em alcoólatras, com pessoas que sofreram múltiplas cirurgias ou pessoas com antecedentes psiquiátricos. Na terceira idade um estado de grande ansiedade gerado por medo pode levar a manifestações histéricas.

A somatização pode ocorrer através de sintomas digestivos, como vômitos ou diarréia ou sintomas dolorosos, como dores nas costas, dores de cabeça, etc. Manifestações pulmonares ou cardio-circulatórias também podem ser devidas a problemas emocionais: falta de ar, pressão alta, etc.

Algumas manifestações podem ser complexas, como a perda da voz, dificuldade na deglutição, cegueira e mesmo convulsões. A característica da somatização é a falta de qualquer distúrbio orgânico.

O diagnóstico depende de avaliação clínica meticulosa que envolve exames diversos e avaliação psicológica. O tratamento é basicamente psicológico sendo freqüentemente associado a medicamentos.

As alucinações também são sintomas que podem surgir na terceira idade. As alucinações visuais (visão de objetos ou pessoas inexistentes) em geral estão relacionadas a intoxicações por medicamentos, drogas, a abstinência alcoólica, e a certas moléstias (encefalites, demência, por exemplo). As alucinações auditivas, como ouvir vozes, estão relacionadas a distúrbios psiquiátricos, como a esquizofrenia.

Na terceira idade as principais causas de alucinações são devidas a intoxicações por medicamentos, alcoolismo e demência.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: