Publicidade

Artigos de saúde

Como a Lipoaspiração Pode Modelar o Seu Corpo

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico para tratamento de gorduras localizadas que não são eliminadas com emagrecimentos, massagens e ginásticas.

As principais regiões em que se acumulam estes tipos de gordura são os culotes, abdômen, a face interna das coxas e dos joelhos, cintura, costas e queixo.

Para a especialista em cirurgia plástica, Monica Martins Maia, a solução para este tipo de problema é a lipoaspiração, além de oferecer como vantagem de preparar o corpo para o verão.

Através de pequenas incisões, em torno de 0,5 cm, realizadas em locais de difícil visibilidade, aspira-se a gordura excessiva, podendo esta ser aproveitada para ser injetada em regiões do corpo que necessitem de preenchimento, como por exemplo, as depressões na pele.

Este procedimento é chamado de lipoenxertia e é muito utilizado para suavizar pequenas rugas ou sulcos na face ou qualquer região do corpo que necessite de preenchimento.

A pele do local onde a gordura foi aspirada retrai e se acomoda perfeitamente. Portanto, a lipoaspiração e lipoenxertia associadas formam o que se denomina de lipoescultura, isto é, a retirada da gordura onde ela existe em excesso e a sua colocação onde ela está em falta.

Procedimentos

A médica explica que estes procedimentos podem ser feitos com anestesia local, peridural ou geral, dependendo da área a ser aspirada. Normalmente, o pós - operatório é praticamente sem dor e os hematomas na pele geralmente desaparecem em torno do décimo dia.

Geralmente são indicadas faixas compressivas ou cintas elásticas nas áreas operadas por um período de 15 a 30 dias. Os pacientes podem, de uma maneira geral, voltar às suas atividades habituais de 3 a 10 dias, dependendo da extensão da lipoaspiração realizada, acrescenta a médica.

A especialista explica que este tipo de cirurgia é mais procurada para ser feito durante o inverno, porque os pacientes se sentem melhor no pós - operatório nesta ocasião.

Normalmente as pessoas tem menos edemas no inverno e toleram melhor o uso de faixas e cintas, além de não se exporem ao sol durante este período.

Por um outro lado, quando chega o verão, a cirurgia já tem um resultado definitivo e a paciente já pode se expor ao sol.

Além disso, a médica acrescenta ainda que a lipoaspiração veio para resolver os problemas de gorduras localizadas, que antes não tinham soluções, a não ser com grandes incisões cirúrgicas e grandes cicatrizes, acrescenta.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: