Publicidade

Artigos de saúde

Influências Ambientais e Orgânicas Sobre a Terceira Idade

Além das influencias pessoais e da sociedade sobre cada um de nós, precisamos não esquecer das influencias geradas pelo meio ambiente em que vivemos, com destaque para nosso estilo de vida.

É importante destacar que grande parte das doenças que atingem os homens, e evidentemente os idosos, tem o estilo de vida como fator de grande importância, bastando lembrar, por exemplo, o hábito de fumar e a sua relação com as doenças cardíacas e o derrame cerebral.

Hábitos alimentares e de atividade física são outros fatores importantes. Alimentação muito rica em gordura animal, excesso de açúcar e de sal são situações geradoras de problemas de saúde já bem conhecidas. A vida sedentária é considerada um grande fator negativo sobre a saúde.

As irradiações produzidas em explosões nucleares ou em acidentes em usinas atômicas podem levar a alterações genéticas, isto é, a alterações nos genes que são os formadores de nosso patrimônio genético e que se localizam dentro dos aminoácidos.

O envelhecimento de nosso organismo basicamente está relacionado às alterações que ocorrem na estrutura de nossas proteínas.

Como podemos ver na base da Terceira Idade estão fatores psicológicos, sociais, ambientais, e orgânicos.

Ao avaliarmos a Terceira Idade tanto do ponto de vista puramente orgânico, como do ponto de vista psico-sócio-econômico, sentimos a importância de se tentar desenvolver um trabalho no sentido de diminuir a gravidade dos problemas.

As soluções estão dentro da sociedade e vão deste a compreensão objetiva dos problemas até o esforço para a obtenção dos recursos financeiros a serem utilizados.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: