Publicidade

Artigos de saúde

Geriatria Preventiva: Novas Técnicas Retardam o Envelhecimento

Há muito que a geriatria deixou de ser a medicina do idoso para se tornar a medicina do jovem que quer retardar o processo de envelhecimento. Tudo isso é possível graças a várias técnicas e aparelhos que trabalham diretamente sobre o cérebro, órgão que recebe as várias cargas de tensão, estresse e problemas gerados no cotidiano.

A idade aconselhada para que alguém procure um geriatra é aos 30 anos. A vida agitada leva as pessoas ao estresse principalmente porque elas não conseguem externar o que se passa com elas. A somatização de problemas reflete no psíquico e no físico. A maioria das pessoas tem dificuldade para falar e não se dá bem com psicoterapias.

Na nova geriatria algumas técnicas usadas são a neurolinguística, máquinas como o Pinel Trainer e o Megabrain, além, é claro, do uso correto das vitaminas, tudo para retardar o envelhecimento.

Neurolinguística

O importante no uso desta teoria é a mentalização dos objetivos a serem alcançados e metas pré-determinadas para cada um deles. Se a pessoa escrever em um papel suas metas em tempo, curto, médio e longo prazo, ela cria uma conotação muito séria para o cérebro, pois significa compromisso. A assinatura também é importante.

Depois das metas escritas começa a fase do relaxamento. O importante é baixar a freqüência cerebral e enviar mensagens que, certamente serão obedecidas.

O nosso cérebro funciona em quatro tipos de ondas. As ondas Betas, que são as mais rápidas e indicam um estado de alerta; as ondas Alfa, quando a pessoa continua consciente, mas mais voltada para dentro de si mesma; as ondas Theta, que são semelhantes ao estado anestésico e as Delta, conseguidas pelos iogues que têm completo domínio de si mesmos.

O objetivo da neurolinguística é fazer com que as metas cheguem ao cérebro através das ondas Thetas, para isso já existe o aparelho Pineal Trainer. As metas são gravadas em uma fita e submetidas ao aparelho e, durante algumas sessões, as pessoas ficam ouvindo suas próprias mensagens.

As pessoas entram em uma espécie de sono no início, pois conseguem ficar alertas embora a freqüência cerebral tenha sido baixada. Neste estado, o cérebro aceita tudo como verdade e vai começar a trabalhar para que as metas sejam atingidas. Este tratamento dura em média três meses.

Megabrain

Já este aparelho constitui-se de um fone de ouvido e uns óculos. Nele há programas específicos para insônia, estresse, angústia, depressão, criatividade e concentração. Normalmente, os pacientes se submetem a ele durante 30 a 45 minutos, dependendo do caso.

Este aparelho ativa o lado direito do cérebro, exatamente o lado mais sábio, que é o da intuição, da criatividade, do subjetivo. De olhos fechados sob os óculos, as pessoas apenas enxergam cores e formas ritmadas. Não há dor nem choque.

Vitaminas

Por fim, as vitaminas são essenciais para o retardo do envelhecimento. Afinal, aos 20 anos de idade temos 20 bilhões de células cerebrais. A partir de então, perdemos, diariamente, 200 mil células. Acelerar ou retardar esse processo só depende de nós.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: