Publicidade

Artigos de saúde

Câncer de pulmão: ainda o mais letal de todos

NEW YORK – Os cânceres de pulmão, mama e próstata continuarão sendo os três tipos de câncer que mais matam americanos no ano que vem, de acordo com o artigo ‘Cancers Facts & Figures 2000’, publicado pela Sociedade Americana do Câncer (ACS). Em média, "uma estimativa de 1.220.100 novos casos de câncer e 552.200 mortes são esperadas nos Estados Unidos em 2000," de acordo com o artigo da ACS.

O câncer de pulmão permanece a causa número um de morte entre homens e mulheres, relatam especialistas da Sociedade do Câncer, matando uma estimativa de 156.900 americanos no ano que vem.

Contudo, os especialistas notam que entre 1992 e 1996, as taxas de morte por câncer de pulmão "caíram significativamente entre homens, enquanto as taxas em mulheres ainda estão aumentando." A diminuição das taxas de morte por câncer pulmonar em homens está diminuindo provavelmente por ligação com o declínio das taxas de tabagismo em homens ao longo das três décadas passadas, de acordo com a ACS. Em média, eles dizem, "uma estimativa de 164.100 casos novos de câncer de pulmão deverão ser diagnosticados em 2000."

O câncer de mama continuará sendo a segunda causa de morte por câncer entre mulheres dos EUA em 2000, ceifando uma estimativa de 40.800 vidas. Contudo os especialistas em câncer da ACS observam que as taxas de câncer de mama "caíram significativamente entre 1992-1996 com diminuição maior entre mulheres mais jovens." Eles creditam este declínio à "detecção precoce através do rastreamento por mamografia e melhora do tratamento." A ACS agora recomenda que todas as mulheres com mais de 40 anos de idade submetam-se à exames anuais de mamografia.

O câncer de próstata, a segunda causa de morte por câncer em homens, deve matar cerca de 31.900 americanos no ano de 2000. Os oficiais da Sociedade do Câncer estimam que 180.400 casos novos de câncer de próstata serão diagnosticados ao longo do próximo ano, com taxas da doença permanecendo "significativamente mais altas em negros do que em brancos." As taxas de câncer de próstata para todas as raças caíram "dramaticamente" nos anos 90, devido à detecção precoce através de pesquisa no sangue do antígeno prostático específico (PSA). A ACS agora recomenda que todos os homens acima de 50 anos façam exames anuais de pesquisa de câncer de próstata incluindo exame de PSA e toque retal.

Ostros líderes de causa de morte incluem cânceres do cólon e reto (27.800 mortes esperadas em homens, 28.500 mortes esperadas em mulheres), pâncreas (cerca de 14.000 mortes esperadas em homens e mulheres), câncer de ovário (14.000 mortes esperadas) e linfoma não Hodgkin (cerca de 13.000 mortes esperadas em homens e mulheres).

O artigo da ACS também enfoca alguma tendência de distúrbio em termos de prevenção ao câncer. Primeiro de tudo, os autores apontam que "apesar de que o uso do fumo em adultos está diminuindo, o uso entre jovens continua aumentando." O tabaco já foi ligado há muito tempo à incidência de cânceres de pulmão, boca, esôfago e outros locais.

E eles observam que as taxas de rastreamento de câncer de mama parecem variar amplamente ao longo do país. Por exemplo, exatamente 43.3% das mulheres do Arkansas acima de 50 anos de idade fizeram mamografia em 1999, comparadas com 72% das mulheres em Massachusetts. Em média, exatamente 58% das mulheres dos EUA acima de 50 anos de idade fizeram rastreamento por mamografia no último ano.

Finalmente, a ACS acredita que os hábitos alimentares dos americanos precisam melhorar, pelo menos. "Menos que um quarto (23.7%) dos adultos relatam comer pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia," de acordo com o artigo. Muitos estudos têm sugerido que dietas com muitas fibras e poucas gorduras podem ajudar na prevenção de câncer colorretal e outros.

Fonte: Sociedade Americana do Câncer
Publicado em Bibliomed Saúde em 20/01/2000

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: