Publicidade

Artigos de saúde

A Internet Criará Uma Nova Forma de Comunicação Entre Médicos e Pacientes

A Internet mudou o modo como as pessoas se comunicam, administram seus negócios e até a maneira como fazem suas compras. Agora, um novo estudo diz que a Internet também mudará o modo como médicos e pacientes interagem. É o que diz um artigo do Dr. Alejandro Jadad, da Universidade de McMaster, em Hamilton, Canadá, publicado no British Medical Journal de 17 de setembro de 1999.

Segundo o Dr. Jadad, a Internet está transformando o atendimento médico, não apenas criando um novo canal de comunicação mas também para acesso, compartilhamento, e troca de informação entre as pessoas e máquinas.

O autor ressalva que embora seja impossível predizer a sua evolução, recentes desenvolvimentos indicam que a Internet terá um efeito profundo no modo em que pacientes e seus médicos interagem; também criará um novo nível de conhecimento de temas de saúde entre os pacientes, o que os permite participar da tomada de decisões acerca de seus problemas médicos.

O autor relata que, após ter realizado pesquisa em sistemas de busca na Internet, não encontrou artigos produzidos por uma associação entre pacientes e médicos acerca cuidados de saúde. Todos os estudos identificados foram projetados, administrados, e avaliados por investigadores e clínicos em pacientes, e não COM eles.

Segundo o autor, independentemente de quanto a tecnologia seja poderosa, rápida, ou invisível, a Internet será valiosa na distribuição de informações de saúde se estas são pertinentes, válidas, e prontas para aplicar. A informação deve ser atualizada, e deve haver participação dos planos de saúde e dos pacientes, para que tenha valor prático

Fonte: BMJ 1999; 319: 761-764.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: