Publicidade

Artigos de saúde

Cigarro por Esporte: Troca Justa

As Comissões de Controle do Tabagismo do Campus Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais e da Associação Médica de Minas Gerais, o Laboratório do Movimento do Campus Saúde e várias unidades da UFMG, promovem no dia 27 de agosto, sexta-feira, a antecipação da comemoração do Dia Nacional de Combate ao Fumo, que acontece oficialmente no dia 29 de agosto.

A solenidade da UFMG será ao ar livre, no Teatro de Arena do Campus Saúde, localizado na praça em frente à Agência do Banco do Brasil, na Faculdade de Medicna da UFMG, carregada de descontração e com orientações rápidas por parte dos organizadores. Afinal de contas o slogan da campanha nacional, promovida pelo Ministério da Saúde, este ano é "Esporte sem cigarro é mais radical".

O evento tem entrada franca e é aberto a todos os interessados. Segundo o presidente da Comissão do Campus Saúde, professor Frederico Ozanan de Fuccio, os exercícios aeróbicos são aliados importantes para quem deseja parar de fumar.

Ele lembra, entretanto, que toda pessoa que resolva praticar exercício físico precisa, antes, fazer uma avaliação médica e ver suas reais condições físicas. A freqüência precisa ser de no mínimo três vezes por semana, com duração mínima de trinta minutos, e orienta: "adequada é a atividade que o indivíduo tem condições físicas, clínicas e psicológicas para praticar e que ainda lhe traga prazer", afirma o pneumologista.

Maria das Graças Rodrigues de Oliveira, médica do HC e membro da Comissão de Controle do Tabagismo da AMMG explica que o tabagista libera altas doses de dopamina e endorfina no cérebro, hormônios que proporcionam sensação de prazer e reduzem a ansiedade e o stress.

Ao praticar esportes o indivíduo também estimula a produção de endorfina naturalmente. A troca do cigarro pela atividade física e o esporte é mais prazerosa e muito mais saudável", garante a pneumologista.

Para mostrar a importância da atividade física e seus efeitos reparadores na vida das pessoas estão previstas como atividades da comemoração exibições de Capoeira, Esgrima, Karatê, Dança Flamenca, Ginástica Aeróbica; específica para a Terceira Idade e Reabilitação Física (deficientes físicos), dentre outras, possíveis e recomendáveis para todos os estilos, idades e interesses, disponíveis não só na UFMG como também em diversas academias especializadas.

O objetivo é reforçar o conceito de que a vida sem cigarro tem melhor qualidade, e que, com a prática de algum esporte ela pode ser ainda melhor.

Escolares do Instituto de Educação de Minas Gerais e do Colégio Pedro II, vizinhos deste Campus, foram convidados para participar do evento. A comissão organizadora vai produzir um folder educativo, com 5000 exemplares, para maior conscientização do público presente.

Mais Informações para a imprensa:

Frederico Ozanan de Fuccio – Pres. da Comissão da UFMG – (31) 275 1933 (Cons.)

Paulo César Rodrigues Pinto Corrêa – Presidente da Comissão da AMMG – (031)9984 4330 e (31) 378 6140 (Res.) e (31) 335 8992 (Cons.)

Maria das Graças Rodrigues de Oliveira – HC e AMMG – (031) 9970 8370 e (31) 248- 9540

Material Produzido pela Acessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: