Publicidade

Artigos de saúde

Alérgenos de Baratas Persistem Mesmo Após a Exterminação dos Insetos e Limpeza da Casa

Conseguir se livrar das baratas e dar uma faxina na casa pode não ser suficiente para livrar você e sua família dos alérgenos destes insetos, que permanecem em quantidades suficientes para causar doenças.

É o que demonstrou o Dr. Peyton A. Eggleston da Universisdade John Hopkins, que apresentou seu estudo de 16 casas no encontro anual da Academina Americana de Alergia, Asma e Imunologia.

As baratas são uma praga urbana comum, e além de causar doenças por carregarem diretamente sobre suas patas e corpo microorganismos capazes de causar doença (bactérias, fungos, vírus) podem ainda causar reações alérgicas devido à grande quantidade de antígenos que liberam no meio ambiente, que podem sensibilizar e causar doença nos moradores, sobretudo nas crianças.

O Dr. Peyton estudou 16 casas urbanas, todas reconhecidamente infestadas por baratas. Três destas casas foram mantidas sem tratamento e serviram como controles no estudo.

Após eliminação total das baratas, e limpeza das casas, os níveis de alérgenos caíram em 91%, mas a quantidade de antígenos que persistiu era suficiente para causar reações alérgicas.

As casas foram tratadas por profissionais, que utilizaram pesticidas em forma de gel e em forma líquida. A seguir as casas tratadas foram limpas com soluções de hipoclorito de sódio, na tentativa de reduzir a zero o nível de antígenos de baratas.

Estudos em laboratório haviam demonstrado que o hipoclorito de sódio, o ingrediente ativo da água sanitária, dissolve os alérgenos derivados das baratas.

Porém, conforme demonstrado neste estudo, o hipoclorito de sódio parece perder sua eficácia ao entrar em contato com outras proteínas do ambiente, como partículas de comida. Assim, sua eficácia total não foi demonstrada nas casas estudadas, devido à presença abundante de vários tipos de proteínas.

Em resumo, este artigo mostra que podemos reduzir a quantidade de alérgenos destes insetos, mas que ainda não sabemos como eliminá-los totalmente.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: