Publicidade

Artigos de saúde

Implantes Podem Favorecer o Crescimento de Vasos Sangüíneos

Uma nova maneira de promover o crescimento de vasos sangüíneos no coração pode ajudar a pacientes submetidos a cirurgia de revascularização miocárdica.

A cirurgia de bypass coronário (conhecida como "ponte de safena") consiste na conexão de uma veia ou artéria de outra parte do corpo adiante de uma obstrução de um vaso que se encontra ocluído.

Entretanto, em alguns pacientes, a doença cardíaca é tão disseminada que a cirurgia de bypass nem sempre funciona.

Em estudo publicado no número de novembro da revista Circulation: Journal of the American Heart Association, pesquisadores da Harvard Medical School e do Beth Israel Deaconess Medical Center estudaram 24 pacientes submetidos a cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM ).

Eles inseriram em 16 dos pacientes cápsulas contendo quantidades diversas de fator do crescimento de fibroblastos, o qual ativa o crescimento de vasos sangüíneos. Os 8 pacientes restantes receberam um placebo.

Oito dos pacientes que receberam implantes com as maiores quantidades de fator de crescimento de fibroblastos não apresentaram dor precordial (angina) no pós-operatório, indicando que o fluxo de sangue no coração foi totalmente restaurado. Apenas um dos oito pacientes no grupo de dose baixa do fator de crescimento dos fibroblastos apresentou dor precordial pós-operatória.

Entretanto, 3 dos oito pacientes do grupo de placebo apresentaram episódios de angina no pós-operatório.

Os pesquisadores acreditam que seu trabalho é bastante promissor, ainda, pela ausência de efeitos colaterais.

Fonte: Circulation: Journal of the American Heart Association

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: