Publicidade

Artigos de saúde

Cientistas Identificam Gene Capaz de Prevenir a Aterosclerose

Um grupo britânico de pesquisadores informou na última semana que está estudando um gene que seria capaz de prevenir a formação de placas de colesterol nas artérias, a aterosclerose (arterioesclerose).

A primeira fase deste estudo clínico será encerrada durante este ano na Finlândia; cerca de 2000 pacientes estão recebendo o tratamento experiemental durante cirurgias.

O grupo de pesquisadores é coordenado pelo professor John Martin do University College London, e tem membros na Alemanha, Finlândia, Itália, e o trabalho já vem se desenvolvendo há seis anos. A aterosclerose é a causa de 55% das mortes na Europa, com comprometimento no coração, cérebro, e membros inferiores.

O ponto central da descoberta é um gene essencial durante a gravidez para o crescimento dos vasos sangüíneos no feto (fator de crescimento vascular endotelial - VEGF) e que tem um papel diferente nos adultos, nos quais ele protege as artérias da deterioração e do desgaste.

O grupo descobriu que quando a parede da artéria é lesada, o gene se dirige à camada arterial interna (endotélio), causando a liberação de óxido nítrico e prostaciclina na parede da artéria; isto ajuda a proteger a parede deste vaso contra uma cicatrização anormal.

Os cientistas estão no momento aperfeiçoando as maneiras de realizar o aporte do gene para o interior das artérias durante cirurgias. O objetivo é fazer com que haja produção imediatas do fator de crescimento endotelial vascular. Além do uso do gene durante as cirurgias, os pesquisadores esperam que durante a próxima década seja possível desenvolver uma medicação que possa ser ingerida por via oral e que evite a aterosclerose.

Uma companhia, a Eurogene, é proprietária da exploração comercial das patentes desta descoberta.

Fonte: BMJ 2000;320:140 (15 January)

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: