Publicidade

Artigos de saúde

Cientistas Holandeses Descobrem que o Chocolate Pode Ser Uma Importante Fonte de Antioxidantes

Em estudo publicado esta semana na revista Lancet, cientistas holandeses do National Institute of Public Health and Environment, de Bilthoven, demonstraram que as catequinas, que são antioxidantes potentes, e que são encontradas comumente no chá preto, estão presentes no chocolate escuro em um nível 4 vezes maior do que aquele existente no chá.

Estudos epidemiológicos anteriores sugeriam que o chá preto é um alimento com um alto conteúdo de antioxidantes da família flavonóide, da qual as catequinas fazem parte.

O alto conteúdo de catequinas no chá preto fazem com ele possivelmente tenha um efeito protetor contra as doenças cardiovasculares e, possivelmente, o câncer. Efeitos adicionais benéficos se dariam no sistema de defesa do organismo, agregação plaquetária, e muitos sistemas enzimáticos.

Os pesquisadores desenvolveram um método para quantificar as 6 principais catequinas nos alimentos, e verificaram que o nível mais alto era encontrado no chocolate, sendo cerca de 4 vezes maior do que o nível encontrado no chá preto.

Entre os hábitos dos holandeses, estão o uso do chá preto e de biscoitos de chocolate. Os autores concluíram que se os efeitos benéficos do hábito de tomar chá forem transportados para o chocolate, o resultado pode não ser apenas saudável, mas também prazeroso.

Fonte: Lancet 1999;354:488.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: