Publicidade

Artigos de saúde

Bactéria Causadora da Úlcera Péptica Relacionada a Ataques Cardíacos

A maioria dos estudos anteriores que tentaram relacionar as infecções crônicas pelo Helicobacter pylori (a bactéria causadora da úlcera péptica) e as doenças cardíacas realizados até o momento, ou foram muito pequenos, ou foram muito tendenciosos para ter credibilidade.

Em um novo estudo, publicado esta semana no British Medical Journal, pesquisadores do International Studies of Infarct Survival Collaborative Group at Radcliffe Infirmary em Oxford, na Inglaterra, compararam 1.122 pacientes com idades de 30 a 49 anos (média de 44 anos) que sobreviveram a um infarto do miocárdio com um outro grupo de igual número de pessoas com idades semelhantes sem história de doença cardíaca.

Os resultados deste estudo demonstraram que 42% dos casos com infarto do miocárdio do grupo estudado eram portadores do Helicobacter pylori, comparado com 24% das 1.122 pessoas do grupo de controle (sem doença cardíaca), o que indica uma tendência de ocorrência do infarto cerca de duas vezes maior nos portadores da bactéria. Entretanto, depois que alguns outros indicadores entraram na análise estatística dos grupos (como nível sócio-econômico, tabagismo, aumento das gorduras sangüíneas, obesidade), o índice de tendência caiu consideravelmente.

Conclui-se que existe uma associação fraca a moderada entre as doenças coronárias e a infecção pelo H pylori, mas apenas um estudo ainda maior e randomizado pode ser mais conclusivo à respeito das conseqüências desta associação.

Fonte: BMJ 1999;319:1157-1162 (30 October)

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: