Artigos de saúde

Vivendo com a Doença de Parkinson

O drama do ator Paulo José que enfrenta a Doença de Parkinson tem chamado a atenção e está sendo compartilhado por seu personagem na trama global do autor Manoel Carlos, Em Família.O que poucos sabem é que o ator e diretor de 76 anos convive com a doença há 20 anos.

Outra celebridade portadora da Doença de Parkinson é o ator .Michael J. Fox, afamado por filmes como “De Volta para o Futuro” e séries como “Spin City” e “The Goodwife”.

Michael recebeu o diagnóstico da doença em 1991 e a progressão gradual da condição de Fox foram bem documentados , embora não tenham sido excessivamente divulgado. Há muito que os colunistas de fofocas de Hollywood sinalizaram para o fato de que Fox estava mostrando sintomas iniciais da doença já em 1990, durante as filmagens de Doc Hollywood. Mais tarde, foi relatado que por causa do mal de Parkinson , ele estaria deixando Spin City.

MJF
Michael J. Fox (divulgação)

Desde o ano 2000 ele voltou seus esforços para criar a Fundação Michael J. Fox , "dedicada a encontrar uma cura para a doença de Parkinson através de uma agenda de pesquisas financiada de forma agressiva e para assegurar o desenvolvimento de melhores terapias para aqueles que vivem com Parkinson nos dias de hoje."

Mesmo com a doença, ele é escreveu três livros, fez aparições em séries de sucesso como Curb Your Enthusiasm , Boston Legal, The Goodwife e Scrubs , e tem sido politicamente ativo.

"Nos primeiros sete anos que vivi com o diagnóstico, eu fiz vários trabalhos", diz ele . E  realmente tornou-se um estudante desta condição. “Eu tive muita sorte”, completa .

O ator considera estar em uma posição onde eu pode ter  tempo para descobrir bre o mal de Parkinson, além de ter acesso aos melhores tratamentos médicos, dispondo de tempo para iniciar a Fundação. E ao voltar ao trabalho, o fez em seus próprios termos

Usando seu nome , seus recursos e sua celebridade, Fox e sua fundação são capazes de pesquisar não só uma ligação ambiental, mas estão na vanguarda da pesquisa médica de tudo que se relaciona ao Parkinson.

"Cobrimos uma grande variedade de possíveis causas ", diz ele . " Trabalhamos também com empresas farmacêuticas para levá-los a pesquisar compostos que de outra forma não poderiam ser avaliados se não houvesse para a pesquisa. Estamos trabalhando para identificar genes que predispõem os membros da família com a doença.”


De Volta para o Futuro - Michael J. Fox (divulgação)

 Recentemente o ator lançou uma comédia para televisão chamada “The Michael J. Fox Show”, onde interpreta o personagem Mike Henry, uma celebridade portadora da Doença de Parkinson. Na série, ele brinca com a doença, explorando situações nas quais os sintomas da condição são capazes de interferir com o dia a dia de um indivíduos comum.

Leia mais sobre a Doença de Parkinson: Informações Gerais.

Copyright © Bibliomed, Inc. 3 de abril de 2014.