Artigos de saúde

Espondilite anquilosante – diagnóstico diferencial com a Síndrome de Reiter e com a artrite reativa

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é espondilite anquilosante?

A espondilite anquilosante é um tipo de espondiloartropatia, caracterizada pela inflamação das articulações (juntas) da coluna vertebral e dos ossos da bacia (articulação sacroilíaca). Em menor intensidade, também há comprometimento das articulações periféricas.

A doença é considerada o distúrbio inflamatório mais comum da coluna vertebral. Porém suas manifestações clínicas podem ser semelhantes a de outras espondiloartropatias, sendo importante realizar-se a diferenciação destas doenças.

Quais os principais diagnósticos diferenciais?

Conforme já mencionado, as principais doenças que podem se manifestar de forma semelhante a espondilite anquilosante são as demais espondiloartropatias, a saber: síndrome de Reiter, artrite reativa, artrite psoriática e artropatias enteropáticas.

Tais doenças compartilham uma série de características clínicas, radiográficas e genéticas, porém a sua diferenciação é importante para se definir o melhor tratamento e para se avaliar o prognóstico.

Este texto evidenciará as duas primeiras doenças acima citadas, e as duas últimas serão contempladas em outro texto.

O que é síndrome de Reiter?

A síndrome de Reiter é um distúrbio caracterizado por três manifestações principais: artrite, uretrite e conjuntivite. Apenas um em cada três doentes apresenta as três manifestações simultaneamente.

A artrite é uma inflamação articular frequentemente unilateral e com predomínio nos membros inferiores. Os casos de longa evolução podem apresentar extensão do processo inflamatório para as estruturas ao redor da articulação. A artrite é, usualmente, a última manifestação da doença, porém sua presença é essencial para se definir o diagnóstico.

A uretrite pode ser manifesta como dor ao urinar, sensação de queimação na uretra, corrimento uretral, prostatite (inflamação da próstata) nos homens e vaginite nas mulheres.

A conjuntivite caracteriza-se por uma inflamação da conjuntiva ocular, com vermelhidão e sensação de coceira nos olhos.

A doença é mais freqüente em indivíduos jovens, com maior número de casos na terceira década de vida. É discretamente mais comum nos homens.

O que é artrite reativa?

A artrite reativa é uma inflamação articular decorrente de uma infecção. No entanto, não se consegue isolar o microorganismo responsável pela infecção no líquido articular, sendo, por isso, a doença denominada “artropatia estéril”.

A artrite reativa pode se manifestar em conseqüência de uma infecção intestinal ou de uma infecção do trato urogenital (geralmente de transmissão sexual). Os microorganismos mais comumente incriminados são as bactérias.

A inflamação articular afeta poucas juntas, é usualmente unilateral e manifesta-se cerca de 2 a 4 semanas após a infecção desencadeante da doença.

Fontes:

Cush JJ, Lipsky PE. Espondiloartropatias. In: Goldman L, Bennet JC. CECIL Tratado de Medicina Interna. 21a ed, editora Guanabara Koogan S.A. RJ, 2001: 1670 – 1678.

Carvalho MAP. Espondiloartropatias. In: Moreira C, Carvalho MAP. Noções práticas de reumatologia, volume II. Livraria e Editora Health, BH-MG, 1996: 435 – 450.