Artigos de saúde

Nefrite

Neste artigo:

- Introdução
- Os rins
- A nefrite
- Causas
- Sintomas
- Tipos de nefrite
- Tratamento
- Prevenção
- Referências Bibliográficas

Introdução

Cada vez mais pessoas sofrem com doenças renais. Algumas enfermidades são curáveis, outras são crônicas, como o diabetes e a hipertensão, que, se não tratadas de corretamente, podem levar à falência do órgão.

Quando o rim não funciona corretamente, a pessoa precisa fazer diálise, um tratamento que deve ser seguido pelo resto da vida, caso não haja a possibilidade de a pessoa se submeter a um transplante renal. Cerca de 21 mil brasileiros iniciam o tratamento de hemodiálise por ano, e poucos conseguem recuperar parte do funcionamento renal que seja suficiente para abandonar o tratamento. O número de transplantes realizados no país ainda é baixo, cerca de 2.700 por ano.

Os rins

O rim é um órgão que apresenta o formato de um grão de feijão. Geralmente, um rim normal de uma pessoa adulta apresenta altura entre 10 e 13 centímetros (cm), largura entre 5 e 7 cm, profundidade entre 2,5 e 3 cm e um peso entre 120 e 180 gramas.

Os rins têm basicamente quatro funções:

  • Eliminação de toxinas do sangue por um sistema de filtração: os rins recebem cerca de 1,2 litros de sangue por minuto, o que indica que esses órgãos filtram todo sangue da pessoa 12 vezes por hora.
  • Regulação da formação do sangue e da produção dos glóbulos vermelhos: o funcionamento normal dos rins garante a formação de ossos sadios (através da regulação das concentrações de cálcio e fósforo e na produção da forma ativa da vitamina D) e a produção correta de hemácias (através da liberação do hormônio eritropoetina, que ajuda na maturação dessas células no sangue e na medula óssea).
  • Regulação da pressão sanguínea: doenças renais podem causar hipertensão, pois os rins controlam as concentrações de sódio e de líquidos no corpo. O não funcionamento correto dos rins pode ocasionar hipertensão e edemas (inchaço). Os rins produzem e secretam uma substância chamada renina, que estimula a produção de um hormônio que eleva a pressão sanguínea. Quando não funciona corretamente, a renina é produzida em excesso e a tendência é que a pressão suba.
  • Controle do balanço químico e de líquidos do corpo: o não funcionamento correto dos rins faz com que as toxinas fiquem acumuladas no sangue, o que resulta em uma condição conhecida como uremia, cujos sintomas incluem náuseas, debilidade, fadiga, desorientação, dispneia e edema nos braços e pernas.

A nefrite

A nefrite caracteriza-se por um processo inflamatório que afeta os tecidos e algumas estruturas dos rins. Pode ser causada quando um elemento agressor, conhecido como antígeno, atinge o organismo e esse passa a produzir anticorpos para se defender. Assim, a combinação do antígeno com o anticorpo forma um complexo que é carregado pelo sangue e depositado nos rins, causando danos às estruturas do órgão.

Causas

As nefrites podem ter diferentes causas. Uma dessas são as infecções, a exemplo da malária, do tifo, da salmonela, da toxoplasmose, do herpes e de outros vírus e bactérias, que provocam a formação do completo antígeno-anticorpo que se deposita nos rins. O problema pode ser causado, ainda, por afecções não infecciosas, reações a medicamentos ou outras doenças, como cânceres, amiloidose, AIDS, diabetes e lúpus.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da nefrite podem incluir:

  • Presença ou não de dores abdominais.
  • Febre.
  • Redução no volume da urina, que pode conter sangue.
  • Elevação da pressão arterial.
  • Edemas causados por retenção de líquido (inchaços em alguma região do corpo ou em algum órgão, especialmente nos olhos e pernas).
  • Fadiga extrema e falta de disposição.
  • Dificuldades para dormir.
  • Perda de apetite.
  • Náuseas.
  • Vômitos.
  • Prurido e pele seca.
  • Cãibras, especialmente à noite.

Tipos de nefrite

A nefrite pode ser aguda ou crônica. A primeira é uma manifestação mais branda da doença, sendo que o paciente pode se curar espontaneamente. Já na segunda forma, a doença está em estágio avançado e leva à lesão progressiva dos glomérulos renais (parte do rim responsável pela filtragem).

O tipo mais comum de nefrite é a Glomerulonefrite, que ocorre quando o complexo de antígeno de precipita sobre o glomérulo, ocasionando inflamações e lesões do mesmo. Essa condição é conhecida, também, como síndrome nerítica ou nefrótica.

Tratamento

O tratamento da nefrite varia conforme o tipo da doença. No caso agudo, o paciente deve ficar em repouso e evitar o consumo de sal e excesso de água. Caso a doença tenha sido causada por alguma infecção e essa estiver presente no organismo, é preciso associar a esses cuidados o uso de um antibiótico.

No caso da nefrite crônica, são necessários cuidados mais específicos. O uso de cortisona e outros medicamentos podem ser utilizados, mas nem sempre são obtidos bons resultados com o uso dessas drogas. O paciente deve seguir dietas com restrições de proteína, potássio e sal, sempre com supervisão médica.

As duas formas de nefrite necessitam do controle da pressão arterial e podem ser utilizados diuréticos para controle da retenção de líquidos.

Crianças também podem sofrer com a nefrite, mas cerca de 90 a 95% dos casos agudos são curáveis espontaneamente, número que cai para 50% entre os adultos.

Prevenção

Para prevenir a nefrite é preciso ficar atento à saúde de uma maneira geral: pessoas com hipertensão, obesidade, diabetes ou edemas no corpo podem estar sofrendo de nefrite sem saber. Por isso, controlar o peso, manter uma alimentação saudável e controlar a pressão arterial é fundamental para evitar a doença.

Evitar o tabagismo também é importante, pois o cigarro pode prejudicar a saúde renal, assim como o estresse. Pessoas que possuem casos de doenças renais na família devem intensificar os cuidados, mesmo que nunca tenham apresentado sinais de problemas nos rins. Por fim, deve-se evitar o consumo de medicamentos, de qualquer espécie, sem orientação médica e procurar um nefrologista ao detectar qualquer sintoma estranho.

Referências Bibliográficas

Boa Saúde – http://www.boasaude.com.br

Bibliomed – http://www.bibliomed.com.br

Fundação Pró Rim - http://www.prorim.org.br

Ministério da Saúde - http://portal.saude.gov.br

Sociedade Brasileira de Nefrologia - http://www.sbn.org.br

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.                                               25 de abril de 2013.