Artigos de saúde

Acidente automobilístico no Carnaval

© Equipe Editorial Bibliomed

Enquanto algumas pessoas preferem curtir os blocos, outras preferem aproveitar o Carnaval para viajar. O que essas têm em comum? Precisam se deslocar para chegar ao seu destino. Apesar das rígidas leis sobre o consumo de álcool antes de dirigir, muitas pessoas ainda arriscam pegar o volante depois de ingerir bebidas alcoólicas.  Com isso, os casos de acidentes automobilísticos nesta época do ano crescem consideravelmente.

O álcool age diretamente no sistema nervoso, alterando a capacidade motora e perceptiva da pessoa. Com isso, seus reflexos ficam mais lentos, o que aumentam as chances de acidentes. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que, a cada ano, ocorrem cerca de 1.600 acidentes de trânsito durante as festividades de carnaval, e quase 200 pessoas perdem as vidas nestes acidentes.

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, dirigir alcoolizado é considerado infração gravíssima, gerando multa de R$2.934,70, além da suspensão ou proibição do direito de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo. Em casos de acidentes com mortes, o condutor que estava embriagado no momento do acidente pode ser condenado por homicídio culposo, com pena de reclusão de cinco a oito anos.

Então, o que fazer se você quer realmente consumir bebidas alcoólicas no Carnaval? Hoje, se deslocar nunca foi tão fácil. Além dos meios de transporte coletivos tradicionais e do taxi, existem vários aplicativos de transporte que você pode usar para ir e vir sem colocar sua vida e das outras pessoas em risco.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.              20 de fevereiro de 2019