Artigos de saúde

Dia de Luta Contra o Câncer

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo:

- Introdução
- Prevenir é o grande desafio
- Estatísticas
- Rede de atendimento

Introdução

Em 27 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data foi criada em 1988 com o objetivo de ampliar o conhecimento da população sobre as formas de prevenção e de tratamento da doença. Apesar da evolução nos tratamentos, milhares de brasileiros morrem em decorrência de cânceres, que, muitas vezes, poderiam ser prevenidos ou curados, se detectados em fase inicial.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que os cânceres são a segunda maior causa de morte por doença no país, muitas vezes por falta de informação ou diagnóstico precoce. Entre os tipos de cânceres que mais matam brasileiros estão o de mama, o de estomago, o de pulmão, o de próstata e o de colo do útero. Se diagnosticado precocemente, os cânceres podem ter um índice de cura satisfatório.

Prevenir é o grande desafio

A grande dificuldade brasileira para enfrentar o câncer é despertar a consciência da população e classe médica para a importância da prevenção. As modalidades de câncer que registram o maior número de casos e de óbitos no país são preveníveis, o que significa que é possível reduzir consideravelmente a os casos de doenças reforçando as medidas de prevenção.

A maioria dos cânceres que estão relacionados à dieta pode ser prevenida, assim como pode ser prevenida praticamente a totalidade dos cânceres causados por tabagismo e pelo uso de bebida alcoólica.

Exames específicos conduzidos regularmente por profissionais de saúde também são importantes quando o assunto é prevenção. Nesses exames simples podem ser detectados câncer de mama, de colo de útero, reto, próstata, testículo, língua, boca e pele, entre outros.

O autoexame de mama e de pele também é um importante aliado e pode resultar num diagnóstico precoce da doença. A prática do sexo seguro entra na lista das medidas mais importantes para combater o câncer de colo de útero, prevenindo 80% dos casos.

Estatísticas

Tabela 1 - Cânceres em homens - Brasil 2018
Próstata 68.220
Traqueia, Brônquio e Pulmão
18.740
Cólon e Reto 17.380
Estômago
13.540
Cavidade Oral 11.200
Esôfago
8.240
Bexiga 6.690
Laringe 6.390
Leucemias 5.940
Sistema Nervoso Central 5.810
Todas as Neoplasias, exceto pele não melanoma 214.970
Todas as Neoplasias 300.140

Fonte: INCA

Tabela 2 - Cânceres em mulheres - Brasil 2018
Mama feminina 59.700
Cólon e Reto 18.980
Colo do útero 16.370
Traqueia, Brônquio e Pulmão 12.530
Glândula Tireoide 8.040
Estômago
7.750
Corpo do útero 6.600
Ovário 6.150
Sistema Nervoso Central
5.510
Leucemias 4.860
Todas as Neoplasias, exceto pele não melanoma 202.040
Todas as Neoplasias 282.450

Fonte: INCA

Rede de atendimento

O diagnóstico e tratamento do câncer estão disponíveis no Sistema Único de Saúde. A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (Portaria 874/2013) determina o cuidado integral ao usuário de forma regionalizada e descentralizada e estabelece que o tratamento do câncer será feito em estabelecimentos de saúde habilitados como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) ou Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), que devem oferecer assistência especializada e integral ao paciente com câncer. As unidades estão distribuídas em todos os estados brasileiros e no Disrito Federal e a listagem completa dos centros de apoio pode ser encontrada AQUI. A organização do atendimento aos pacientes é de responsabilidade das secretarias estaduais e municipais de saúde.

O diagnóstico e tratamento do câncer também estão disponíveis na rede privada, podendo ser realizados por via particular ou por plano de saúde. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), agência responsável por determinar, no Brasil, como todas as operadoras devem trabalhar e quais são os procedimentos básicos que precisam realizar, atualiza o rol de procedimentos e medicamentos que os planos de saúde devem cobrir a cada dois anos, e a listagem pode ser conferida AQUI.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc. 01 de outubro de 2019