Artigos de saúde

Prevenção de Asfixia

A asfixia pode pôr a vida em perigo. A asfixia com alimentos e outros objetos ocasiona a cada ano a morte em igual número de crianças que o envenenamento acidental. Siga estas indicações para evitar que seu filho se asfixie.

- Não dê alimentos sólidos a crianças menores de 4 anos de idade. Estes alimentos podem atingir os pulmões. São eles: nozes, chocolates, sementes de girassol, sementes de laranja, caroços de cereja, sementes de melancia, goma de mascar, caramelos, pipocas, torresmo, cenoura e aipo cru. As crianças menores de quatro anos não sabem ainda o que devem cuspir.
- Advirta as crianças maiores para não compartilharem quaisquer alimentos com as crianças menores.
- Ensine seu filho a mastigar bem todos os alimentos antes de engoli-los.
- Não permita que seu filho encha a boca.
- Limpe tudo logo após as festas. Um momento especialmente perigoso são as manhãs após as festas, quando uma criança pode encontrar alimentos perigosos no chão.
- Advirta seu filho para não mastigar nem chupar balões de festa. Eles são a principal causa de morte por asfixia como conseqüência de objetos não alimentares. A maior parte dos incidentes ocorre quando uma criança inala repentinamente um pedaço de balão que estava mastigando. Mastigar um balão inflado também é perigoso porque pode explodir. Os balões cheios de Hélio são mais seguros.
- Não dê brinquedos com peças muitos pequenas ou desmontáveis. Rapidamente você encontrará a peça na boca da criança (se ainda não tiver engolido).
- Verifique periodicamente as proximidades de seu filho para ver se há objetos com os quais ele possa se asfixiar (qualquer coisa com diâmetro inferior a 3,2 cm). Peça às crianças maiores que protejam seus irmãos menores procurando peças pequenas de brinquedos.
- Descarte cuidadosamente as pilhas ou baterias menores que um botão.
- Lembre a seu filho para não correr nem brincar com goma de mascar ou outro material na boca.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems