Artigos de saúde

Reação Alérgica Grave

Definição de uma reação anafilática

Uma reação anafilática é uma reação alérgica grave, imediata, a uma picada de abelha, alimento ou outra situação. Os sintomas são:

- Respiração com ruído, tosse (parecida com a da difteria, seca e metálica), ou respiração difícil, pressão no peito ou garganta, enjôos ou desmaios, urticária, inchaço, ou prurido generalizados (se estes sintomas apresentarem-se sem os anteriores, a pessoa provavelmente não está tendo uma reação anafilática. Porém, a urticária, inchaço ou prurido freqüentemente se apresentam acompanhados de outros sintomas graves quando uma pessoa tiver uma reação alérgica grave).
- Uma reação alérgica grave à uma mesma substância anterior.

Primeiros socorros quando há suspeita de ocorrência de uma reação anafilática

1. Chame um serviço de emergência IMEDIATAMENTE.
Chame uma ambulância do grupo de resgate se a pessoa tiver dificuldade para respirar ou desmaiou. Faça com que ela se deite com os pés elevados para prevenir o choque.

2. Epinefrina
Se você tiver um estojo de primeiros socorros para reações anafiláticas (Epi-Pen ou Ana-Kit), administre uma injeção de epinefrina (adrenalina) imediatamente. A epinefrina pode salvar a vida da pessoa. Se você estiver em dúvida, administre-a injetando-a na gordura subcutânea na parte externa no alto do músculo.

3. Anti-histamínicos
Se você tem Benadryl em casa, dê uma dose a ele. Se não tem, verifique se tem outro anti-histamínico ou um medicamento contra resfriados que contenha anti-histamínicos. Se tiver, dê uma dose imediatamente após a epinefrina.

4. Tratamento das picadas de abelhas
Se o aguilhão ("ferrão") da abelha estiver na picada, remova-o com um movimento de raspar com uma faca ou cartão de crédito, ao invés de apertá-lo. A seguir, aplique um cubo de gelo no local, ou um algodão umedecido em uma solução de amaciante de carnes e água.

Prevenção

As crianças e adultos com reações anafiláticas devem ser avaliadas por um alergista. Como as reações podem ser fatais, deve manter sempre em casa e em seu automóvel estojos de emergência que contenham epinefrina (estes estojos apenas podem ser comprados com receita médica).

Além disto, seu filho deve levar no pulso ou pescoço um cartão de identificação médica que indique sua alergia à picada de algum inseto ou algum medicamento ou alimento. Estes colares e pulseiras podem ser encontrados nas farmácias.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems