Artigos de saúde

Congestão do Ouvido

Definição

- Começo repentino da diminuição da audição.
- Ruídos de crepitação ou estalos no ouvido.
- Sensação de plenitude ou pressão no ouvido.
- Não há dor de ouvido exceto nos casos relacionados à viagens de avião.

Afecções semelhantes

A- Problemas relacionados com a cera do ouvido
(Obstrução do canal auditivo)

Causa

A causa mais comum é a presença de líquidos no ouvido médio causado por obstrução intermitente da trompa de Eustáquio, produzida por um resfriado, febre do feno ou por assoar o nariz com muita força. Os aumentos bruscos de pressão baromética, como ocorre durante a descida, em um automóvel por uma rua íngreme ou pouso de avião.

Cuidado doméstico

1- Tratamento

Mastigar chiclete, bocejar freqüentemente e respirar enquanto mantém o nariz tampado com os dedos. Se for possível existir água no canal auditivo por um banho ou natação recente, ajude a drená-la pela ação da gravidade virando a cabeça para um lado enquanto puxa suavemente o lóbulo da orelha em diferentes direções. Se a criança tiver febre do feno, também deve tomar um medicamento anti-histamínico. Se a criança tem dor, dê acetaminofeno ou ibuprofeno.

2- Prevenção da congestão do ouvido causada por mudança de altitude

Sugira que seu filho boceje ou permaneça deglutindo durante os 30 a 60 segundos de duração do pouso do avião. Se isto não der resultado, faça com que ele assoe o nariz enquanto tampa as narinas com os dedos. Em um bebê, pode-se dar água para beber ou uma chupeta e não deve dormir durante a descida.

A criança com problemas recorrentes deve usar anti-histamínicos orais e aplicar um aerosol descongestionante nasal de ação prolongada antes de viajar.

Se, apesar destas preocupações, se apresentar dor intensa, peça à aeromoça uma toalha quente e coloque-a contra o ouvido (o calor expandirá o ar no ouvido médio e aliviará a pressão negativa sobre a membrana timpânica).

Procure um médico em horário normal se:

- A congestão do ouvido durar mais de dois dias.
- Houver dor de ouvido.
- Tiver outras dúvidas ou preocupações.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health" Bantam Books.
Copyright © 1999 Clinical Reference Systems