Artigos de saúde

Diabetes Mellitus

O Metabolismo do Açúcar

A hipoglicemia é a queda dos níveis de glicose no sangue. Leva a intenso mal estar, com sudorese, queda da pressão arterial e sonolência. Pode ocorrer crise convulsiva e inconsciência.

Na terceira idade deve se destacar o descontrole no tratamento do diabetes que pode levar à hipoglicemia. É de boa norma manter-se a glicemia nunca muito baixa (em torno de 120/140 mg) em pessoas diabéticas.

O diabetes mellitus é moléstia caracterizada por distúrbios no metabolismo de açúcares, gorduras e proteínas. É devida a uma interação entre fatores hereditários e ambientais que levam a falta de secreção da insulina, aumento da glicose no sangue e comprometimento de vários órgãos, destacando-se os rins, a retina, e os sistemas nervoso e circulatório.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que tem a função de regular a quantidade de glicose existente no organismo.

A glicose, nossa principal fonte de energia, penetra nas células graças à ação da insulina. No diabetes há falta de insulina e portanto a glicose não penetra nas células permanecendo na circulação.

No jovem a doença é totalmente dependente da insulina e em geral é de difícil controle e perspectivas mais graves. No idoso o diabetes não é só dependente da insulina sendo de mais fácil controle.

É comum a doença não ser diagnosticada ou seu tratamento ser negligenciado.

Considera-se Diabetes quando a dosagem de açúcar (glicemia) no sangue, em jejum, é superior a 140 mg/dl. Em geral há emagrecimento, aumento da quantidade de eliminação urinária e aumento do apetite.

O diabetes pode ser acompanhado de doenças circulatórias (Coronariopatia, Acidente Vascular Cerebral, e Gangrena, principalmente), doenças renais e distúrbios da visão. No diabetes observa-se uma aceleração do processo de arteriosclerose. No idoso o diabetes em geral é benigno, evoluindo muito bem quando o tratamento for bem administrado.

O controle do açúcar em geral é feito com dieta pobre em carboidratos e medicamento que diminui o nível de açúcar no sangue. Eventualmente faz-se uso da Insulina .

A dieta é muito importante e se baseia na restrição de carboidratos, incluindo-se aí o açúcar, a batata, a beterraba, etc. O controle de peso é fundamental pois a obesidade pode desencadear o diabetes. Não se deve manter a glicemia muito abaixo de 140mg/dl para evitar a Hipoglicemia.

A Hipoglicemia é a queda dos níveis de açúcar no sangue levando a intenso mal estar, com suor, palidez e até perda da consciência.

O tratamento da diabetes na 3ª Idade em geral é feito com dieta, atividade física e às vezes, com o uso de medicamentos que diminuem os níveis de glicose no sangue.

Medicamentos modernos atuam para aumentar a sensibilidade das células à insulina e para retardar a absorção intestinal dos açúcares. Nos casos de controle difícil deve-se usar a Insulina. A dieta rígida deve ser mantida sempre.

O descontrole do diabetes pode ocorrer em qualquer tipo de infecção, durante eventuais cirurgias, e quando utilizado certos medicamentos como por exemplo: aspirina, beta-bloquadores, certos diuréticos, cortisona e barbitúricos. O álcool é freqüente causador de descontrole.

O descontrole do diabetes produz a Acidose que se manifesta através de sonolência e pode evoluir para o estado de coma.

O controle do diabetes está na dependência de importantes mudanças de hábitos alimentares e atividade física, principalmente. É muito importante seguir à risca a orientação médica. A prevenção é feita principalmente em pessoas com antecedentes familiares, quando o controle de peso é fundamental.

Copyright © 2000 eHealth Latin America