Artigos de saúde

O Humor e as Psicoses na Terceira Idade

O humor é uma característica de cada um de nós que faz parte de nossa personalidade. Há pessoas alegres e outras mais freqüentemente sisudas.

O estado de mal-humor crônico em geral está associado à depressão. As mudanças no humor, entretanto, são muito importantes na terceira idade. A súbita mudança de humor pode ser devida a uma preocupação momentânea e transitória ou o início de um distúrbio psiquiátrico, ou mesmo uma demência. Algumas doenças neurológicas, como os tumores cerebrais, podem se iniciar com uma mudança no humor e no comportamento.

A psicose é uma designação que abrange os distúrbios mentais que formam a doença mental. As mais importantes psicoses são o retardo mental, a esquizofrenia e a psicose maníaco-depressiva. A depressão denominada endógena é uma psicose. São manifestações pouco comuns na terceira idade.

O diagnóstico da psicose é complexo em qualquer fase da vida, envolvendo conceitos que procuram determinar variações de comportamento humano. O primeiro aspecto a ser analisado ao se fazer este diagnóstico é a identificação de sintomas que podem ser confundir com a doença psicológica. Um simples estado depressivo pode ser confundido com manifestação de esquizofrenia, por exemplo. O alcoolismo também pode confundir-se com psicose. Várias doenças podem ser acompanhadas de sintomas que simulam doença psicológica, como ocorre no acidente vascular cerebral, que freqüentemente se apresenta com distúrbio da fala e da compreensão. A utilização de medicamentos de uso contínuo pode levar a variações de comportamento, como ocorre com certos medicamentos usados no tratamento da hipertensão arterial. Por outro lado, a estrutura psicológica de cada pessoa com suas características próprias tende a se alterar com a idade, como por exemplo, a pessoa muito metódica que na terceira idade tem acentuada esta sua característica a ponto de se confundir com doença mental.

Há diversos momentos durante a vida em que ocorrem situações de ansiedade, tristeza ou agressividade. Os distúrbios do sono também podem ocorrer em diversas situações durante a vida. Na terceira idade há tendência a se acentuar tais sensações em função de sentimento de solidão, ou em face da ocorrência de doenças.

A avaliação de todos estes fatores deve ser sempre feita através de exame clínico competente com destaque para antecedentes psicológicos pessoais e familiares, sempre com primeira preocupação em excluir uma doença em atividade.

Dr. João Roberto D. Azevedo

© 2000 BoaSaúde.com